VERIFICAÇO DA APRENDIZAGEM POR MEIO VIRTUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19:
RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Avaliação educacional. Educação médica. Aprendizagem Baseada em Problemas. Pandemia.Resumo
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DA VERIFICA��O DA APRENDIZAGEM POR MEIO REMOTO DA �REA DE TUTORIA DO 8�° PER�ODO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANG�LICA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. AO ADOTAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, � NECESS�RIO MANTER A AVALIA��O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA VERIFICAR SE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS COMO UM TODO FORAM ATINGIDOS. FORAM REALIZADAS SEIS AVALIA��ES TEÓRICAS E TR�S AVALIA��ES PROCESSUAIS DE DESEMPENHO, POR CADA ALUNO. A AVALIA��O TEÓRICA CONSISTIU QUEST�ES OBJETIVAS DE M�LTIPLA ESCOLHA RANDOMIZADAS NA PLATAFORMA INSTITUCIONAL MOODLE (AVA) QUE PODERIA SER REALIZADA EM DUAS TENTATIVAS COM DURA��O DE 50 MINUTOS CADA NO INTERVALO DE UMA SEMANA A AVALIA��O PROCESSUAL DE DESEMPENHO CONSISTIU DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DURANTE O SEMESTRE: RELATÓRIOS INDIVIDUAIS POSTADOS NA PLATAFORMA AVA, AS DISCUSS�ES DOS PROBLEMAS NOS FÓRUNS E AS RESOLU��ES DOS QUESTION�RIOS NO MODELO QUIZ REFERENTES AO CONTE�DO DAS CONFER�NCIAS. A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DEMONSTROU SATISFA��O COM A AVALIA��O SOMATIVA E INSATISFA��O COM A FORMATIVA. MUDAN�AS SÃO NECESS�RIAS COM O OBJETIVO MELHOR REALINHAR A AVALIA��O TEÓRICA E PROCESSUAL DE DESEMPENHO VIRTUAL AO MODELO PRESENCIAL. NO FUTURO, O USO DE METODOLOGIA MISTA (PRESENCIAL E A DIST�NCIA) CONTRIBUIR� PARA O APRENDIZADO DE FORMA DIN�MICA, REFLEXIVA E AUT�NOMA, COMPLEMENTADO COM UMA AVALIA��O CONT�NUA DO ALUNO, SEJA DE MODO FORMAL OU INFORMAL TAMB�M EM AMBIENTE PRESENCIAL E A DIST�NCIA.