VERIFICAÇO DA APRENDIZAGEM POR MEIO VIRTUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19:

RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • Silvia Cristina Marques Nunes Pricinote UniEvangelica
  • Caroline Gomes Imai
  • Giuliano Serafino Ciambelli
  • Jozelia Rego
  • Marcelo Pimenta
  • Mariana Figueiredo Guedes D`Amorim
  • Morgana Lima Maia Ciambelli
  • Patrà­cia Regina Alves Galdeano

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Educação médica. Aprendizagem Baseada em Problemas. Pandemia.

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DA VERIFICA��O DA APRENDIZAGEM POR MEIO REMOTO DA �REA DE TUTORIA DO 8�° PER�ODO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANG�LICA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. AO ADOTAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, � NECESS�RIO MANTER A AVALIA��O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA VERIFICAR SE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS COMO UM TODO FORAM ATINGIDOS. FORAM REALIZADAS SEIS AVALIA��ES TEÓRICAS E TR�S AVALIA��ES PROCESSUAIS DE DESEMPENHO, POR CADA ALUNO. A AVALIA��O TEÓRICA CONSISTIU QUEST�ES OBJETIVAS DE M�LTIPLA ESCOLHA RANDOMIZADAS NA PLATAFORMA INSTITUCIONAL MOODLE (AVA) QUE PODERIA SER REALIZADA EM DUAS TENTATIVAS COM DURA��O DE 50 MINUTOS CADA NO INTERVALO DE UMA SEMANA A AVALIA��O PROCESSUAL DE DESEMPENHO CONSISTIU DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DURANTE O SEMESTRE: RELATÓRIOS INDIVIDUAIS POSTADOS NA PLATAFORMA AVA, AS DISCUSS�ES DOS PROBLEMAS NOS FÓRUNS E AS RESOLU��ES DOS QUESTION�RIOS NO MODELO QUIZ REFERENTES AO CONTE�DO DAS CONFER�NCIAS. A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DEMONSTROU SATISFA��O COM A AVALIA��O SOMATIVA E INSATISFA��O COM A FORMATIVA. MUDAN�AS SÃO NECESS�RIAS COM O OBJETIVO MELHOR REALINHAR A AVALIA��O TEÓRICA E PROCESSUAL DE DESEMPENHO VIRTUAL AO MODELO PRESENCIAL. NO FUTURO, O USO DE METODOLOGIA MISTA (PRESENCIAL E A DIST�NCIA) CONTRIBUIR� PARA O APRENDIZADO DE FORMA DIN�MICA, REFLEXIVA E AUT�NOMA, COMPLEMENTADO COM UMA AVALIA��O CONT�NUA DO ALUNO, SEJA DE MODO FORMAL OU INFORMAL TAMB�M EM AMBIENTE PRESENCIAL E A DIST�NCIA.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PRICINOTE, Silvia Cristina Marques Nunes; IMAI, Caroline Gomes; CIAMBELLI, Giuliano Serafino; REGO, Jozelia; PIMENTA, Marcelo; D`AMORIM, Mariana Figueiredo Guedes; CIAMBELLI, Morgana Lima Maia; GALDEANO, Patrà­cia Regina Alves. VERIFICAÇO DA APRENDIZAGEM POR MEIO VIRTUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19:: RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5732. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES