SALA DE AULA INVERTIDA E USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇO (TDIC´S):

UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • LISMARY BABOSA DE OLIVEIRA SILVA UNIEVANGà‰LICA
  • ANGà‰LICA LIMA BRANDàƒO SIMà•ES
  • FLàVIA FERREIRA DE ALMEIDA
  • IONE AUGUSTO DA SILVA SALES
  • JOICY MARA ROLINDO
  • NAJLA MARIA CARVALHO DE SOUZA
  • REGINA RIBEIRO DE CASTRO
  • ROSANA MENDES BEZERRA
  • SHEILA MARA PEDROSA

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Sala de Aula Invertida. Ambiente Virtual. Ensino Superior.

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA POR UM GRUPO DE DOCENTES, NA EDUCAÇÃO REMOTA, COM USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TDIC�´S). AS TDIC�€™S T�M SIDO INCORPORADAS GRADATIVAMENTE AO CURR�CULO ESCOLAR E A SUA UTILIZA��O CONTRIBUI PARA A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTIFICA, E TRAZ AUTONOMIA E SENSO DE TRABALHO INDIVIDUAL E COLETIVO.  TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI�NCIA DOCENTE. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO NO CURSO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO ESTADO DE GOI�S A PARTIR DO RELATO DE EXPERI�NCIA NA UTILIZA��O DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA (SAI) NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, EM MODO REMOTO E PRESENCIAL, COM USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E O SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL LYCEUM. AS FRAGILIDADES/DIFICULDADES ENCONTRADAS FORAM: ACESSO �S TICS; ARTICULAR ESTUDO E TRABALHO; INSTABILIDADE EMOCIONAL PELO ISOLAMENTO, DIFICULDADE DE ABSOR��O DE ALGUMAS TEM�TICAS E INSATISFA��ES POR PARTE DOS DISCENTES NA UTILIZA��O DO MODO REMOTO PARA AS AULAS. J� AS POTENCIALIDADES EST�O RELACIONADAS A MELHORA DA APRENDIZAGEM APÓS AS RETOMADAS DE CONTE�DO DEMONSTRANDO A CONTRIBUI��O DA SAI NO DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE NA PROCURA DO CONHECIMENTO, NA PESQUISA E NA COMUNICA��O.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SILVA, LISMARY BABOSA DE OLIVEIRA; SIMÀ•ES, ANGà‰LICA LIMA BRANDàƒO; ALMEIDA, FLàVIA FERREIRA DE; SALES, IONE AUGUSTO DA SILVA; ROLINDO, JOICY MARA; SOUZA, NAJLA MARIA CARVALHO DE; CASTRO, REGINA RIBEIRO DE; BEZERRA, ROSANA MENDES; PEDROSA, SHEILA MARA. SALA DE AULA INVERTIDA E USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇO (TDIC´S):: UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5731. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES