SALA DE AULA INVERTIDA E USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇO (TDIC´S):
UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Metodologia Ativa. Sala de Aula Invertida. Ambiente Virtual. Ensino Superior.Resumo
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA POR UM GRUPO DE DOCENTES, NA EDUCAÇÃO REMOTA, COM USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TDIC�´S). AS TDIC�€™S T�M SIDO INCORPORADAS GRADATIVAMENTE AO CURR�CULO ESCOLAR E A SUA UTILIZA��O CONTRIBUI PARA A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTIFICA, E TRAZ AUTONOMIA E SENSO DE TRABALHO INDIVIDUAL E COLETIVO.  TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI�NCIA DOCENTE. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO NO CURSO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO ESTADO DE GOI�S A PARTIR DO RELATO DE EXPERI�NCIA NA UTILIZA��O DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA (SAI) NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, EM MODO REMOTO E PRESENCIAL, COM USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E O SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL LYCEUM. AS FRAGILIDADES/DIFICULDADES ENCONTRADAS FORAM: ACESSO �S TICS; ARTICULAR ESTUDO E TRABALHO; INSTABILIDADE EMOCIONAL PELO ISOLAMENTO, DIFICULDADE DE ABSOR��O DE ALGUMAS TEM�TICAS E INSATISFA��ES POR PARTE DOS DISCENTES NA UTILIZA��O DO MODO REMOTO PARA AS AULAS. J� AS POTENCIALIDADES EST�O RELACIONADAS A MELHORA DA APRENDIZAGEM APÓS AS RETOMADAS DE CONTE�DO DEMONSTRANDO A CONTRIBUI��O DA SAI NO DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE NA PROCURA DO CONHECIMENTO, NA PESQUISA E NA COMUNICA��O.