A PERCEPÇO DOS DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA FRENTE AO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
Ensino Remoto. Aprendizagem. DiscenteResumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A PANDEMIA PROVENIENTE DO COVID 19 VISLUMBROU O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O PERFIL SOCIODEMOGR�FICO DOS DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA ENVOLVIDOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, BEM COMO A PERCEP��O DOS MESMOS FRENTE A ESTA NOVA REALIDADE. RESULTADOS: PARTICIPARAM DA PESQUISA 79 ALUNOS, O QUE CORRESPONDEU A 44% DO CORPO DISCENTE. FOI UTILIZADO UM INSTRUMENTO DE PESQUISA SEMI ESTRUTURADO, COM INDICADORES DE PERFIL SOCIODEMOGR�FICO E PERCEP��O SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OS DADOS REVELARAM UMA POPULA��O DE JOVENS EM SUA MAIORIA DO SEXO FEMININO. A MAIORIA DOS ACESSOS ACONTECE POR MEIO DE COMPUTADOR PESSOAL E COM INTERNET DOMICILIAR. OS ACAD�MICOS CONSIDERAM POSS�VEL A IMPLEMENTA��O DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM PER�ODO EPIDEMIOLÓGICO EXCEPCIONAL, PRINCIPALMENTE QUANTO A CONTE�DOS TEÓRICOS. CONSIDERARAM AS ATIVIDADES AVALIATIVAS ONLINE COERENTES AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. DISCUSS�O: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DEMANDA POSTURAS E METODOLOGIAS QUE ESTIMULEM OS ALUNOS DE FORMA PARTICIPATIVA E AUT�NOMA, COM INCENTIVO DE APROPRIA��O DE CONHECIMENTOS DE FORMA SIGNIFICATIVA E EFICAZ. A PR�TICA DOCENTE SE APRIMORA � MEDIDA DO CONHECIMENTO  SOBRE O ACESSO DOS ACAD�MICOS AOS RECURSOS PROJETADOS PARA COMPOSI��O DAS PR�TICAS ACAD�MICAS, BEM COMO DO FEEDBACK DISCENTE FRENTE AOS AVAN�OS DE APRENDIZAGEM. CONCLUS�O: OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE INSTITUIR ATITUDES E COMPORTAMENTOS TRANSFORMADORES E AUT�NOMOS NOS DISCENTES E DOCENTES, ASSOCIAÇÃO DE ATIVIDADES CRIATIVAS E SUPERADORAS QUE SE ADEQUEM AO PERFIL DISCENTE APRESENTADO, BEM COMO SUAS PERCEP��ES FRENTE AO ENSINO REMOTO .