USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇO E COMUNICAÇO NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:

RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • Núbia da Paixão Eneterio UniEvangà©lica
  • Adrielle Beze Peixoto
  • Fernando Figueiredo Santos e Reis
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Juliane Macedo
  • Luciano da Ressurreià§ãp Santos
  • Margareth Regina Gomes Verà­ssimo de Faria
  • Máriam Hanna Deccachi
  • Renata Silva Rosa Tomaz
  • Tiago Meireles do Carmo Morais

Palavras-chave:

Aprendizagem remota. Ensino remoto. COVID-19. Tecnologias na educação. Tecnologia da informação e comunicação.

Resumo

OS DESAFIOS ORIUNDOS DA PANDEMIA COVID-19 APONTAM NECESSIDADES ESPEC�FICAS PARA O ENSINO SUPERIOR. O OBJETIVO GERAL DESSE TRABALHO � APRESENTAR COMO O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS, DENOMINADAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TIC), T�M OTIMIZADO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA - DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. OS M�TODOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR T�M SIDO DIVERSIFICADOS POR MEIO DA UTILIZA��O DE V�RIAS FERRAMENTAS. O CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIEVANG�LICA, ANTERIORMENTE � PANDEMIA DE COVID-19, TEM ATUADO NA FORMA��O DE PROFISSIONAIS UTILIZANDO-SE DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS, COMO AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, BEM COMO METODOLOGIAS ATIVAS, A EXEMPLO DA SALA DE AULA INVERTIDA, PROBLEM BASED LEARNING (PBL), DENTRE OUTRAS. COM O ADVENTO DA PANDEMIA, TODOS OS DOCENTES RECEBERAM CURSOS E PARTICIPARAM DE OFICINAS DE CAPACITA��O PARA QUE FOSSE POSS�VEL MIGRAR O ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO PRESENCIAL MEDIADO POR TIC (NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO). COM A UTILIZA��O DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (A.V.A.) CONCEBIDO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS, DIVERSOS RECURSOS DIGITAIS T�M SIDO UTILIZADOS PARA A REALIZA��O DAS ATIVIDADES ACAD�MICAS. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, AS ATIVIDADES ACAD�MICAS NOS CONTINENTES TIVERAM QUE SER SUSPENSAS; FORAM DECRETADAS INSTRU��ES NORMATIVAS PARA A INSTITUI��O DE MEDIDAS RESTRITIVAS DE ISOLAMENTO SOCIAL - INCLUSIVE LOCKDOWN - COMO ESTRAT�GIA PARA CONTER O ALASTRAMENTO DA INFEC��O DESDE 16/03/2020. A VIA A�REA TEM SIDO, POR MEIO DA EMISS�O DE GOT�CULAS DE SALIVA, A PRINCIPAL VIA DE TRANSMISS�O DO PATÓGENO SARS-COV-2, QUE � UM FILAMENTO ENCAPSULADO DE RNA QUE INFECTA C�LULAS PARA INICIAR SUA REPLICA��O, OCASIONANDO A COVID-19 EM INDIV�DUOS; ESTES PODEM SE APRESENTAR ASSINTOM�TICOS OU COM MANIFESTA��O DOS SINTOMAS. DENTRE ESTES, H� AQUELES QUE EVOLUEM PARA S�NDROME RESPIRATÓRIA AGUDA SEVERA (SARS) E, DENTRE OS INFECTADOS, CERCA DE 20% V�O A ÓBITO. DADO O CONTEXTO DE RISCOS DE MORTES POR COVID-19 NO MUNDO, TORNOU-SE NECESS�RIA A SUSPENS�O DAS AULAS PRESENCIAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO. NESTE CONTEXTO, O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANG�LICA SUSPENDEU AS ATIVIDADES ACAD�MICAS PRESENCIAIS, ORIENTANDO ESTUDANTES E PROFESSORES A ADOTAREM PR�TICAS DE MEDIDAS RESTRITIVAS CONTRA O RISCO DA INFEC��O E, IMEDIATAMENTE, INICIOU PROCESSO DE CAPACITA��O PROFISSIONAL DE TODOS OS DOCENTES E TREINAMENTO DOS ACAD�MICOS PARA A REALIZA��O DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS MEDIADAS POR TIC; ESTA, � UMA EXPRESSÃO QUE SE REFERE AO PAPEL DA COMUNICA��O NA MODERNA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. ENTENDE-SE QUE TIC CONSISTE DE TODOS OS MEIOS T�CNICOS USADOS PARA TRATAR A INFORMAÇÃO E AUXILIAR NA COMUNICA��O, O QUE INCLUI O HARDWARE DE EQUIPAMENTOS ELETR�NICOS, REDE E TELEMÓVEIS. CONCLUI-SE QUE, AINDA QUE SE PESEM AS DISCUSS�ES SOBRE AS MODALIDADES DE ENSINO PRESENCIAL E ENSINO REMOTO MEDIADO POR TIC, O �NDICE DE APROVEITAMENTO DISCENTE DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA, LOGROU RESULTADOS POSITIVOS, CONCRETIZADOS PELO BAIXO N�MERO DE ABSTEN��ES E EXPRESSIVO DESEMPENHO ACAD�MICO REGISTRADO NAS M�DIAS DE 1ª, 2ª E 3ª V.A. QUE FORAM PRODUTOS DAS AVALIA��ES SOMATIVAS E FORMATIVAS, APLICADAS DE FORMAS S�NCRONA E ASS�NCRONA E REGISTRADAS NO A.V.A DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UNIEVANG�LICA.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

ENETERIO, Núbia da Paixão et al. USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇO E COMUNICAÇO NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:: RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5726. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES