A METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • Pricilla Santana Silva
  • Camila Rodrigues de Souza Brito
  • Vanilda Lourdes de Santana
  • Ana Paula Mendonà§a Ferreira Russo
  • Alessandro Gonà§alves da Paixão
  • Chrystiano Silva Martins
  • Eumar Evangelista de Menezes Júnior
  • Márcia Martins da Cunha Carvalho
  • Mariane Morato Stival

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência de aulas desenvolvidas com metodologia ativa a partir de um objeto de aprendizagem envolvendo análise de um julgado, eixo nivelador de todo o conteúdo proposto no semestre, que orientou as demais aulas, construídas a partir dele. O objetivo traçado para as aulas do semestre foi o de capacitar o aluno como sujeito na construção de seu conhecimento a partir de metodologias que o instigasse à leitura, pesquisa e escrita. Um dos resultados alcançados foi a interação do acadêmico com a disciplina, por meio de fóruns de discussão desenvolvidos a partir de problematizações apresentadas nas aulas com o intuito de que o aluno construísse a significância necessária para a apreensão do conteúdo da disciplina, além de direcioná-lo para a produção de textos e de capacidade crítica na solução dos problemas indicados. Como conclusão, de um modo geral, obteve-se melhor desempenho e participação do alunado às aulas e seu envolvimento com a disciplina. A experiência também permitiu identificar as fragilidades quanto à aprendizagem do conteúdo ministrado viabilizando a revisão do planejamento das aulas nesse ponto.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

LIMA, ADRIANO GOUVEIA et al. A METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: TEORIA E PRÁTICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5721. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES