A METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: TEORIA E PRÁTICA
Resumo
Este texto apresenta um relato de experiência de aulas desenvolvidas com metodologia ativa a partir de um objeto de aprendizagem envolvendo análise de um julgado, eixo nivelador de todo o conteúdo proposto no semestre, que orientou as demais aulas, construídas a partir dele. O objetivo traçado para as aulas do semestre foi o de capacitar o aluno como sujeito na construção de seu conhecimento a partir de metodologias que o instigasse à leitura, pesquisa e escrita. Um dos resultados alcançados foi a interação do acadêmico com a disciplina, por meio de fóruns de discussão desenvolvidos a partir de problematizações apresentadas nas aulas com o intuito de que o aluno construísse a significância necessária para a apreensão do conteúdo da disciplina, além de direcioná-lo para a produção de textos e de capacidade crítica na solução dos problemas indicados. Como conclusão, de um modo geral, obteve-se melhor desempenho e participação do alunado às aulas e seu envolvimento com a disciplina. A experiência também permitiu identificar as fragilidades quanto à aprendizagem do conteúdo ministrado viabilizando a revisão do planejamento das aulas nesse ponto.