A AUTONOMIA DISCENTE FRENTE À€S INOVAÇÀ•ES ESTRATÉGICAS DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Estratégias. Autonomia. Novas tecnologias.Resumo
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER ANÁLISE DA SITUA��O ACERCA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FRENTE �S INOVA��ES ESTRAT�GICAS DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. PELO M�TODO QUALITATIVO DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, PARTIU-SE DA ABORDAGEM DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO, A FIM DE ANALISAR COMO O IMPACTO DAS INOVA��ES TECNOLÓGICAS EST�O ELABORANDO NOVAS ESTRAT�GIAS NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE E O MODO COMO ESSA NOVA PR�XIS DESENVOLVE A AUTONOMIA DO DISCENTE. PARA D� EMBASAMENTO TEÓRICO AO TEMA PROPOSTO, UTILIZOU-SE OS TRABALHOS SOBRE NOVAS METODOLOGIAS DE CATELA, NOVOS ESPA�OS DE PARTILHA DE SABERES, 2009. DE LIMA, M. POTENCIAL DE SUPORTE COGNITIVO DAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS DE COMUNICA��O, 2003, E AUSBEL EM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 1982. AL�M DE UTILIZAR A FUNDAMENTA��O FILOSÓFICA DE KANT, 2002, E HEIDEGGER, 1997. DESTA FEITA, INTENTOU-SE DEMONSTRAR QUE AS MUDAN�AS QUE FOR�ARAM UMA ADES�O R�PIDA �S NOVAS ESTRAT�GIAS DE ENSINO EST�O, POR MEIO DO DI�LOGO, CRIANDO UMA NOVA CONCEP��O DE AUTONOMIA DISCENTE.