A AUTONOMIA DISCENTE FRENTE À€S INOVAÇÀ•ES ESTRATÉGICAS DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Patrà­cia Sheyla Bagot de Almeida UniEvangelica - Anápolis
  • Cláudia Regina Major
  • Marcos Flávio Portelas Veras
  • Meire Borges de Oliveira Silva
  • Sandra Elaine Aires de Abreu
  • Tiago Meireles

Palavras-chave:

Estratégias. Autonomia. Novas tecnologias.

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER ANÁLISE DA SITUA��O ACERCA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FRENTE �S INOVA��ES ESTRAT�GICAS DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. PELO M�TODO QUALITATIVO DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, PARTIU-SE DA ABORDAGEM DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO, A FIM DE ANALISAR COMO O IMPACTO DAS INOVA��ES TECNOLÓGICAS EST�O ELABORANDO NOVAS ESTRAT�GIAS NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE E O MODO COMO ESSA NOVA PR�XIS DESENVOLVE A AUTONOMIA DO DISCENTE. PARA D� EMBASAMENTO TEÓRICO AO TEMA PROPOSTO, UTILIZOU-SE OS TRABALHOS SOBRE NOVAS METODOLOGIAS DE CATELA, NOVOS ESPA�OS DE PARTILHA DE SABERES, 2009. DE LIMA, M. POTENCIAL DE SUPORTE COGNITIVO DAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS DE COMUNICA��O, 2003, E AUSBEL EM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 1982. AL�M DE UTILIZAR A FUNDAMENTA��O FILOSÓFICA DE KANT, 2002, E HEIDEGGER, 1997. DESTA FEITA, INTENTOU-SE DEMONSTRAR QUE AS MUDAN�AS QUE FOR�ARAM UMA ADES�O R�PIDA �S NOVAS ESTRAT�GIAS DE ENSINO EST�O, POR MEIO DO DI�LOGO, CRIANDO UMA NOVA CONCEP��O DE AUTONOMIA DISCENTE.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

BAGOT DE ALMEIDA, Patrà­cia Sheyla; MAJOR, Cláudia Regina; PORTELAS VERAS, Marcos Flávio; BORGES DE OLIVEIRA SILVA, Meire; AIRES DE ABREU, Sandra Elaine; MEIRELES, Tiago. A AUTONOMIA DISCENTE FRENTE À€S INOVAÇÀ•ES ESTRATÉGICAS DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5714. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES