REINVENTAR A PRÁTICA
A EXPERI�ŠNCIA DA PEDAGOGIA NO EST�GIO DA UPA DURANTE A PANDEMIA
Resumo
O PER�ODO DE PANDEMIA DEMONSTROU SER UM TEMPO DE �€ŒREINVEN��ES�€. NOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS, TRANSFORMAR AULAS PRESENCIAIS EM AULAS REMOTAS FOI UM GRANDE DESAFIO; PORÉM QUANDO FOI REGULAMENTADA A PR�TICA DO EST�GIO SUPERVISIONADO DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, A CRIATIVIDADE FOI MAIS UMA VEZ DESAFIADA, FRENTE AOS OBJETIVOS DO EST�GIO E �S LIMITA��ES DO MOMENTO. NO CURSO DE PEDAGOGIA, O EST�GIO III E IV QUE PREV� A PR�TICA SUPERVISIONADA EM ESPA�OS NÃO ESCOLARES, TEVE COMO CAMPO A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA PEDIÁTRICA DE ANÁPOLIS, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR EXPERI�NCIA SOBRE A ATUA��O DO PEDAGOGO EM AMBIENTE HOSPITALAR. DIANTE DA SITUA��O DE ISOLAMENTO, FOI FORMULADO UM PROJETO VISANDO APROXIMA��O COM AS SITUA��ES PR�TICAS, AS QUAIS FORAM MEDIADAS PELOS MEIOS DE COMUNICA��O DIGITAL, TANTO PARA ESTUDOS QUANTO PARA ELABORA��O DE MATERIAL SOCIOEDUCATIVO ESPEC�FICOS PARA O AMBIENTE HOSPITALAR E SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. NATURALMENTE, NO IN�CIO, HOUVE CERTA FRUSTRA��O POR PARTE DOS ACAD�MICOS, SEGUIDA, PORÉM, DE SATISFA��O DIANTE DA POSSIBILIDADE DE CONCLUIR A DISCIPLINA NO SEMESTRE PLANEJADO. ESTE RELATO DESCREVE A EXPERI�NCIA VIVIDA, A QUAL AMPLIOU A PERCEP��O DOS ENVOLVIDOS QUANTO A ATUA��O DE UM PEDAGOGO NO HOSPITAL, COM APROXIMA��O JUNTO � ORIENTADORA, �S PSICOPEDAGOGAS DA UPA E AOS ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS. OS REGISTROS NOS RELATÓRIOS FINAIS DEMONSTRAM QUE OS OBJETIVOS DO EST�GIO FORAM ALCAN�ADOS E QUE OS ENVOLVIDOS FORAM CAPAZES DE RESSALTAR AS APRENDIZAGENS MAIS DO QUE AS FRAGILIDADES NATURAIS DESTE MOMENTO DA FORMA��O ACAD�MICA.