REINVENTAR A PRÁTICA

A EXPERI�ŠNCIA DA PEDAGOGIA NO EST�GIO DA UPA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGà‰LICA
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Libna Lemos Ignácio Pereira
  • Maria Cecà­lia Martinez de Amaro Freitas
  • Meire Borges de Oliveira Silva
  • Melyssa Barbosa Vilar
  • Simone de Paula Rodrigues Moura

Resumo

O PER�ODO DE PANDEMIA DEMONSTROU SER UM TEMPO DE �€ŒREINVEN��ES�€. NOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS, TRANSFORMAR AULAS PRESENCIAIS EM AULAS REMOTAS FOI UM GRANDE DESAFIO; PORÉM QUANDO FOI REGULAMENTADA A PR�TICA DO EST�GIO SUPERVISIONADO DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, A CRIATIVIDADE FOI MAIS UMA VEZ DESAFIADA, FRENTE AOS OBJETIVOS DO EST�GIO E �S LIMITA��ES DO MOMENTO. NO CURSO DE PEDAGOGIA, O EST�GIO III E IV QUE PREV� A PR�TICA SUPERVISIONADA EM ESPA�OS NÃO ESCOLARES, TEVE COMO CAMPO A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA PEDIÁTRICA DE ANÁPOLIS, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR EXPERI�NCIA SOBRE A ATUA��O DO PEDAGOGO EM AMBIENTE HOSPITALAR. DIANTE DA SITUA��O DE ISOLAMENTO, FOI FORMULADO UM PROJETO VISANDO APROXIMA��O COM AS SITUA��ES PR�TICAS, AS QUAIS FORAM MEDIADAS PELOS MEIOS DE COMUNICA��O DIGITAL, TANTO PARA ESTUDOS QUANTO PARA ELABORA��O DE MATERIAL SOCIOEDUCATIVO ESPEC�FICOS PARA O AMBIENTE HOSPITALAR E SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. NATURALMENTE, NO IN�CIO, HOUVE CERTA FRUSTRA��O POR PARTE DOS ACAD�MICOS, SEGUIDA, PORÉM, DE SATISFA��O DIANTE DA POSSIBILIDADE DE CONCLUIR A DISCIPLINA NO SEMESTRE PLANEJADO. ESTE RELATO DESCREVE A EXPERI�NCIA VIVIDA, A QUAL AMPLIOU A PERCEP��O DOS ENVOLVIDOS QUANTO A ATUA��O DE UM PEDAGOGO NO HOSPITAL, COM APROXIMA��O JUNTO � ORIENTADORA, �S PSICOPEDAGOGAS DA UPA E AOS ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS. OS REGISTROS NOS RELATÓRIOS FINAIS DEMONSTRAM QUE OS OBJETIVOS DO EST�GIO FORAM ALCAN�ADOS E QUE OS ENVOLVIDOS FORAM CAPAZES DE RESSALTAR AS APRENDIZAGENS MAIS DO QUE AS FRAGILIDADES NATURAIS DESTE MOMENTO DA FORMA��O ACAD�MICA.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

FERREIRA, Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima; PARREIRA, Graziela Vanessa; PEREIRA, Libna Lemos Ignácio; FREITAS, Maria Cecà­lia Martinez de Amaro; SILVA, Meire Borges de Oliveira; VILAR, Melyssa Barbosa; MOURA, Simone de Paula Rodrigues. REINVENTAR A PRÁTICA: A EXPERI�ŠNCIA DA PEDAGOGIA NO EST�GIO DA UPA DURANTE A PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5712. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES