DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A ARTICULAÇO DA GRADUAÇO E A PÓS-GRADUAÇO

Autores

  • Agnaldo Antonio Moreira Teodoro da Silva
  • Ana Lúcia Carrijo Adorno
  • Eduardo Martins Toledo
  • Leandro Daniel Porfiro
  • Paulo Alexandre de Oliveira
  • Rodolfo Rodrigues de Sousa Borges
  • Rogà©rio Santos Cardoso
  • Vanessa Honorato Domingos
  • Wanessa Mesquita Godoi Quaresma
  • Welinton Rosa da Silva

Palavras-chave:

Integração. Graduação. Pós-graduação. Ensino. Pesquisa. Extensão.

Resumo

A ARTICULA��O ENTRE A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO REPRESENTA, NO �MBITO DO ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL DOS CENTROS UNIVERSIT�RIOS E DAS UNIVERSIDADES, UM IMPORTANTE DESAFIO DE APERFEI�OAMENTO. NO ENTANTO, TAMB�M CONSTITUI UM CAMINHO SEM VOLTA PARA OS PROCESSOS DE CONSOLIDA��O, EXPANS�O E SUPORTE, DE MODO A PROPICIAR NOVOS HORIZONTES DE DESENVOLVIMENTO CIENT�FICO, DE CONSTRU��O DA SOCIABILIDADE E DA FORMA��O PROFISSIONAL. NESTE INTUITO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DESTACAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTA ARTICULA��O. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR�FICA ONDE SÃO LEVANTADAS AS POSSIBILIDADES E LIMITES DESSA INTEGRA��O; A ADEQUA��O DO PERFIL PROFISSIONAL DO DOCENTE PESQUISADOR �S NECESSIDADES DA GRADUAÇÃO E O PAPEL DA PESQUISA NESSA INTEGRA��O. DENTRE AS A��ES RECOMENDADAS COMO IMPORTANTES PARA MELHORAR ESSA INTEGRA��O, SUGERE-SE MAIOR ARTICULA��O ENTRE OS CURR�CULOS DESSES DOIS N�VEIS DE ENSINO; AMPLIA��O DA OFERTA DE BOLSAS DE INICIA��O CIENTÍFICA; INVESTIMENTO NA INFRAESTRUTURA F�SICA E TECNOLÓGICA A SER COMPARTILHADA PELOS DOIS N�VEIS DE FORMA��O, BEM COMO A AMPLIA��O DO N�MERO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO POR �REA DO CONHECIMENTO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SILVA, Agnaldo Antonio Moreira Teodoro da et al. DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A ARTICULAÇO DA GRADUAÇO E A PÓS-GRADUAÇO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5499. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES