A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Multidisciplinar. Agronomia. Relato.Resumo
Com o avanço das pesquisas e do ensino superior a colaboração entre docentes de diferentes áreas tem se tornado cada vez mais necessário, necessitando adotar cada vez mais práticas no campo da interdisciplinaridade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência de uma metodologia de integração aplicada entre disciplinas com finalidade práticas do Curso de Bacharelado em Agronomia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA para a contribuição da formação integral do acadêmico. A metodologia interdisciplinar utilizada neste relato foi a utilização de um ensaio de pesquisa, realizado em condições de campo, na Unidade Experimental do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. Para a realização dessa metodologia, integrou as disciplinas de Estatística Básica, Estatística Experimental, Entomologia Agrícola e Fitopatologia Aplicada, referente ao 3º, 4º e 7º período. A metodologia de integrar várias áreas do Curso de Agronomia em um ensaio de pesquisa científica se mostrou eficiente, integrando o conhecimento do discente perante a importância de pragas e doenças para as plantas, juntamente com a aplicação da estatística na produção agrícola e o valor da pesquisa científica para a agricultura.