RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DO CURSO DE DIREITO – CAMPUS CERES-GO

Autores

  • Guilherme Soares vieira UniEvangà©lica
  • idelci lima UNIEVANGELICA
  • lilainne magela UNIEVANGELICA
  • luciano valle UNIEVANGELICA
  • marina teodoro UNIEVANGELICA
  • pedro oliveira UNIEVANGELICA
  • valdivino ferreira UNIEVANGELICA
  • vitor cortizo UNIEVANGELICA

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ensino jurídico.

Resumo

Apresenta-se, neste relato de experiência, uma inquirição da importância das Metodologias Ativas e das Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto jurídico do curso de Direito Campus Ceres-GO. Atualmente, a revolução tecnológica, fenômeno do qual a sociedade é protagonista, a vida social e o ensino de modo geral e, em nosso caso, as Ciências Jurídicas recebem seus impactos e proposições de inovação. Neste ínterim, evidencia-se as contribuições da literatura pedagógica para a academia e para o desenvolvimento das temáticas interdisciplinares, a importância do uso das tecnologias, especialmente durante as atividades desenvolvidas no semestre 2019.1. O objetivo deste artigo é analisar o sistema jurídico tradicional, suas características, seu tempo, sua razão de ser; bem como o estudo do Direito contemporâneo, seus aspectos principais, suas causas históricas e sua base teórica mínima. A pesquisa usada é a bibliográfica por meio de livros, artigos e, especialmente do relato de experiência dos professores(as) sobre o emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do curso de Direito da UniEvangélica Campus Ceres. A pesquisa demostra os procedimentos didáticos radicados ao vasto número de possibilidades de tecnologias da informação e de comunicação e, finalmente, relata a experiência docente no emprego dessas tecnologias no ensino jurídico. Neste ínterim, fez-se necessário a pesquisa da literatura pedagógica sobre a temática, bem como, a verificação por intermédio de questionários indagando a prática dos professores(as). Finalmente, diz-se que o presente trabalho atingiu os seus objetivos, pois revelou a necessidade do uso das metodologias ativas juntamente com os meios tecnológicos, bem como demonstrou que as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes, nos moldes de tais orientações, têm contribuído positivamente para o ensino jurídico no curso de Direito da UniEvangélica – Campus Ceres-GO.

 

Biografia do Autor

idelci lima, UNIEVANGELICA

[1] Mestre. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO E-mail: guilherme.vieira@ unievangelica.edu.br

lilainne magela, UNIEVANGELICA

[1] Especialista. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: idelcidlima@hotmail.com

luciano valle, UNIEVANGELICA

[1] Mestre. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: luciano_valle@hotmail.com.

marina teodoro, UNIEVANGELICA

[1] Doutoranda. Mestre. Professora no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: marina.teodoro@docente.unievangelica.edu.br

pedro oliveira, UNIEVANGELICA

[1] Especialista. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: pedro7ho@gmail.com

valdivino ferreira, UNIEVANGELICA

[1] Doutorando (Bolsista CAPES). Mestre. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: valdivino.ferreira@docente.unievangelica.edu.br

vitor cortizo, UNIEVANGELICA

[1] Especialista. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: vitor.cortizo@docente.unievangelica.edu.br

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Publicado

2019-10-18

Como Citar

VIEIRA, Guilherme Soares; LIMA, Idelci; MAGELA, Lilainne; VALLE, Luciano; TEODORO, Marina; OLIVEIRA, Pedro; FERREIRA, Valdivino; CORTIZO, Vitor. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DO CURSO DE DIREITO – CAMPUS CERES-GO . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 389–398, 2019. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4695. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES