APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES APLICADA EM DISCIPLINAS DO CURSO DE AGRONOMIA

Autores

  • João Maurà­cio Fernandes Souza UniEVANGà‰LICA
  • Elson de Jesus Antunes Junior
  • Marcos Francisco Novaes Valentino
  • Cesar Augusto Paiva Gonà§alves
  • Anderson Dutra Silva
  • Tiago Lima de Bento Pereira
  • Ricardo Elias Vale Lima
  • Roberto Alves Pereira

Palavras-chave:

Metodologia ativa. Team-Based Learning. Construtivismo. Professor facilitador.

Resumo

As metodologias de ensino evoluíram nos últimos anos na educação de nível superior, buscando a valorização do papel do estudante no processo de ensino aprendizagem a fim de enriquecer a construção do seu próprio conhecimento e de seus pares. Nesse contexto, o Team-Based Learning (TBL), apresenta-se como metodologia ativa que favorece a aprendizagem dinâmica, com discussões em grupo, ambiente motivador, cooperativo e solidário. Assim, objetivou-se nesse artigo, por meio de um relato de experiência, descrever o planejamento, a implantação e o desenvolvimento dos discentes utilizando-se o TBL como metodologia de ensino em disciplinas ministradas no curso de Agronomia. A implementação do TBL na fase inicial, ou seja, de preparação do discente via estudo prévio extraclasse, ocorreu por meio de leitura de artigo científico específico da área encaminhado aos discentes com no mínimo uma semana de antecedência da aplicação da atividade em sala. Em sala de aula, respondiam individualmente a um teste. O TBL foi bastante útil ao processo de aprendizagem e na avaliação da formação dos acadêmicos. Após, divididos em pequenos grupos, debatiam cada uma das questões e respostas que eles elegiam, entrando em consenso para a apresentação de uma única resposta do grupo. Os acadêmicos exercitaram suas habilidades de comunicação, argumentação e convencimento, melhorando sua interação entre pares, com os docentes e desempenho pessoal. A aplicação do TBL demonstrou ser uma prática acadêmica viável ao curso de Agronomia, uma vez que o rendimento individual dos discentes aumento em até 20% quando da realização da atividade em grupo.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

FERNANDES SOUZA, João Maurà­cio; ANTUNES JUNIOR, Elson de Jesus; VALENTINO, Marcos Francisco Novaes; GONÀ§ALVES, Cesar Augusto Paiva; SILVA, Anderson Dutra; PEREIRA, Tiago Lima de Bento; LIMA, Ricardo Elias Vale; PEREIRA, Roberto Alves. APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES APLICADA EM DISCIPLINAS DO CURSO DE AGRONOMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4675. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES