APLICAÇÃO DE PROJETOS TÉCNICOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Palavras-chave:
Projetos, Metodologia ativa, Engenharia CivilResumo
O processo de ensino de engenharia tem como objetivo básico proporcionar uma aprendizagem sólida,
significativa, contextualizada e orientada para o uso das ferramentas tecnológicas atualizadas. Nos cursos de
engenharia a valorização de procedimentos que propiciem aos acadêmicos a oportunidade de aprender dentro de
contextos da prática profissional tem se tornado cada vez mais necessário. Visando qualificar diferentes formas de
aprendizado, o presente trabalho tem como objetivo apresentar fatores que fortalecem o processo de aprendizagem
utilizando metodologias ativas do currículo escolar da Engenharia Civil através da aplicação e elaboração de projetos
teórico-práticos. Inicialmente foi realizado uma revisão sistemática da literatura, onde se destacou alguns estudos que
tratam sobre o tema proposto. Segundo estes estudos, atualmente, a aprendizagem ativa tem se destacado por
proporcionar ao aluno a interação direta com o assunto em estudo. Devido ao método consistir em uma imersão
completa, o aluno é estimulado a construir seu próprio conhecimento ao invés de recebê-lo passivamente pelo professor.
Visando este tipo de processo de aprendizagem, a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em aula através da
elaboração de projetos técnicos tem se apresentado como uma excelente estratégia didático/pedagógica para a
valorização do processo de aquisição de conhecimentos.