‘EMANCIPAÇÃO EM AÇÃO – FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM JURÍDICA’: política agendada, implementada e em execução no Curso de Direito da UniEVANGÉLICA – Campos Wesley Archibald

Autores

  • Daniel Gonà§alves Mendes da Costa UniEvangà©lica
  • Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro, Gracy Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Eumar Evangelista de Menezes Júnior, Eumar Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Josà© Roberto Bonome, Josà©
  • Aline Seabra Toschi, Aline Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Hertet Emà­lio Araújo Lopes, Herbert Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Aurea Marchetti Bandeira, Aurea Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Mariane Morato Stival, Mariane Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Antà´nio Alves de Carvalho, Antà´nio Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Rivaldo Jesus Rodrigues, Rivaldo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

DIREITO. APRENDIZAGEM. METODOLOGIAS. PROTAGONISMOS.

Resumo

O presente relato de experiência apresenta à comunidade científica e à academia jurídica resultados de uma política de gestão - pedagógica implementada no Curso de Direito – Campos Wesley Archibald do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, designada ‘EMANCIPAÇÃO EM AÇÃO – FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM JURÍDICA’. O objetivo geral da política é mobilizar entre a comunidade discente a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A política agendada e politizada no Curso atingiu seus resultados dando cuidado especial às novas diretrizes da Resolução nº 5 do Ministério da Educação. Incubando novas diretrizes curriculares acreditando nos seus potenciais na aprendizagem dos discentes, nessa primeira etapa, por meio desse relato, é apresentada a diretriz - metodologia ativa, lotada para a resolução de casos. A direção, a coordenação pedagógica e as supervisões agendaram-na e iniciaram a execução que atingiu parcialmente o corpo discente, com o envolvimento direto de parte do corpo docente. A política teve sua primeira experimentação em seis turmas do curso em disciplinas curriculares gravadas no semestre letivo 2019.01. A diretriz que molda a política está fundada nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, uma determinação do Ministério da Educação. Externando uma resposta positiva, apontamos que a metodologia ativa – resolução de casos, a primeira experimentada, é um produto de excelência capaz de alimentar uma pratix pedagógica que muito contribuiu para a aprendizagem do corpo discente do Curso de Direito, considerando que os alunos passaram a protagonizar seu próprio aprendizado a partir da condução do mediador, papel esse ocupado pela excelência pelo corpo docente do Curso. 

Biografia do Autor

Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro, Gracy, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Mestre.

Eumar Evangelista de Menezes Júnior, Eumar, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Doutorando.

Josà© Roberto Bonome, Josà©

Professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Doutor.

Aline Seabra Toschi, Aline, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Doutoranda.

Hertet Emà­lio Araújo Lopes, Herbert, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Mestre.

Aurea Marchetti Bandeira, Aurea, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Mestre.

Mariane Morato Stival, Mariane, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGà‰LICA. Doutora.

Antà´nio Alves de Carvalho, Antà´nio, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Mestre.

Rivaldo Jesus Rodrigues, Rivaldo, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Mestre.

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

GONÀ§ALVES MENDES DA COSTA, Daniel et al. ‘EMANCIPAÇÃO EM AÇÃO – FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM JURÍDICA’: política agendada, implementada e em execução no Curso de Direito da UniEVANGÉLICA – Campos Wesley Archibald. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4665. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES