A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Projeto de Arquitetura. Metodologias ativas. Estudo de caso. Confecção de modelos.Resumo
Inovação é palavra em voga na atualidade, e se aplica a diferentes contextos, mas sempre constitui sinônimo de mudança, movimento. No campo educacional, ela é um elemento importante, visto que auxilia e propulsiona a dinâmica social. Para inovar, é necessário que as formas de ensinar e aprender sejam constantemente revistas, buscando despertar o interesse e a participação ativa dos alunos, utilizando-se de práticas diversificadas baseadas em metodologias ativas e com auxílio das novas tecnologias. O curso de Pedagogia da UniEvangélica há muito entende essa demanda e procura acompanhar o atual contexto educacional. Nesse sentido, este relato de experiência ressalta o uso das metodologias ativas por meio da análise dos planos de ensino apresentados no período de 2016 a 2018. O levantamento realizado permite ressaltar que os docentes do curso de Pedagogia da UniEvangélica buscam superar o modelo tradicional de ensino e aprendizagem, adotando métodos ativos que possibilitam a aprendizagem de forma flexível e ativa, propondo um perfil do futuro profissional da educação mais engajado com o próprio ensino, colaborativo, questionador e capaz de resolver problemas.