A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

Autores

  • Ana Amà©lia de Paula Moura Ribeiro UniEvangà©lica
  • Rodrigo Santana Alves
  • Alexandre Ribeiro Gonà§alves
  • Simone Buiate Brandão
  • Inez Rodrigues Rosa
  • Anderson Ferreira da Silva
  • Madalena Bezerra da Silva

Palavras-chave:

Projeto de Arquitetura. Metodologias ativas. Estudo de caso. Confecção de modelos.

Resumo

Inovação é palavra em voga na atualidade, e se aplica a diferentes contextos, mas sempre constitui sinônimo de mudança, movimento. No campo educacional, ela é um elemento importante, visto que auxilia e propulsiona a dinâmica social. Para inovar, é necessário que as formas de ensinar e aprender sejam constantemente revistas, buscando despertar o interesse e a participação ativa dos alunos, utilizando-se de práticas diversificadas baseadas em metodologias ativas e com auxílio das novas tecnologias. O curso de Pedagogia da UniEvangélica há muito entende essa demanda e procura acompanhar o atual contexto educacional. Nesse sentido, este relato de experiência ressalta o uso das metodologias ativas por meio da análise dos planos de ensino apresentados no período de 2016 a 2018. O levantamento realizado permite ressaltar que os docentes do curso de Pedagogia da UniEvangélica buscam superar o modelo tradicional de ensino e aprendizagem, adotando métodos ativos que possibilitam a aprendizagem de forma flexível e ativa, propondo um perfil do futuro profissional da educação mais engajado com o próprio ensino, colaborativo, questionador e capaz de resolver problemas.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

RIBEIRO, Ana Amà©lia de Paula Moura; ALVES, Rodrigo Santana; GONÀ§ALVES, Alexandre Ribeiro; BRANDÃO, Simone Buiate; ROSA, Inez Rodrigues; SILVA, Anderson Ferreira da; SILVA, Madalena Bezerra da. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4664. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES