A UTILIZAÇO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

Autores

  • Graziela Vanessa Parreira UniEVANGELICA
  • Claúdia Regina Majos UniEVANGELICA
  • Libna Lemos Ignácio Pereira
  • Marcelo Barbosa
  • Maria Cecà­lia Freitas
  • Maria Clemàªncia Ferreira
  • Marisa Araújo
  • Núbia Enetário
  • Simone Moura
  • Tiago Morais

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Aprendizagem significativa. Inovação.

Resumo

INOVA��O � PALAVRA EM VOGA NA ATUALIDADE, E SE APLICA A DIFERENTES CONTEXTOS, MAS SEMPRE CONSTITUI SIN�NIMO DE MUDAN�A, MOVIMENTO. NO CAMPO EDUCACIONAL, ELA � UM ELEMENTO IMPORTANTE, VISTO QUE AUXILIA E PROPULSIONA A DIN�MICA SOCIAL. PARA INOVAR, � NECESS�RIO QUE AS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER SEJAM CONSTANTEMENTE REVISTAS, BUSCANDO DESPERTAR O INTERESSE E A PARTICIPA��O ATIVA DOS ALUNOS, UTILIZANDO-SE DE PR�TICAS DIVERSIFICADAS BASEADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS E COM AUX�LIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA H� MUITO ENTENDE ESSA DEMANDA E PROCURA ACOMPANHAR O ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL. NESSE SENTIDO, ESTE RELATO DE EXPERI�NCIA RESSALTA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO APRESENTADOS NO PER�ODO DE 2016 A 2018. O LEVANTAMENTO REALIZADO PERMITE RESSALTAR QUE OS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA BUSCAM SUPERAR O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ADOTANDO M�TODOS ATIVOS QUE POSSIBILITAM A APRENDIZAGEM DE FORMA FLEX�VEL E ATIVA, PROPONDO UM PERFIL DO FUTURO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO MAIS ENGAJADO COM O PRÓPRIO ENSINO, COLABORATIVO, QUESTIONADOR E CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

PARREIRA, Graziela Vanessa et al. A UTILIZAÇO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 316–320, 2019. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4659. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES