ENSINO CONFESSIONAL NA EDUCAÇO SUPERIOR:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Barbosa Alves Edna Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA.
  • Roberto Alves Pereira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Milton Neemias Martins da Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Tiago de Lima Bento Pereira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Wander Lúcio Braga e Sousa Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Ozeias Alves Lotti Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Anderson Carlos da Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Carlos Renato Ferreira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Robson Leandro Cordeiro de sousa Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Sà©rgio Mariano Nunes de Sá Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Confessionalidade. Ensino Superior. Experiências.

Resumo

O ENSINO CONFESSIONAL, DE MANEIRA GERAL, SE APRESENTA SINGULAR NO ASPECTO QUE ENVOLVE DIFERENTES MANEIRAS DE EDUCAR DE FORMA COMPROMETIDA COM A VERACIDADE, PROPONDO MANEIRAS PARTICULARES DE INTEGRA��O ENTRE A F� E A CI�NCIA, SENDO UM DESAFIO INTENSO E CONSTANTE. A EDUCAÇÃO INSTRUMENTALIZA O SER HUMANO PARA A INTERA��O DE FORMA CR�TICA E COMPROMETIDA COM A NATUREZA DE TAL FORMA QUE O PROCESSO EDUCATIVO SITUA O HOMEM NO CONTEXTO SOCIAL. ESTE ESTUDO NÃO SE REFERE APENAS �S QUEST�ES RELIGIOSAS E DE ESPIRITUALIDADE, MAS SE TRATA DE ESTUDAR SOBRE A VIDA NO SENTIDO MAIS AMPLO, COMO ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENS�O DAS PR�TICAS CONT�BEIS POR MEIO DE FUNDAMENTOS DA CONFESSIONALIDADE. O ESTUDO OBJETIVOU RELATAR EXPERI�NCIAS NO ENSINO CONFESSIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA DISCIPLINA DE CIDADANIA, �TICA E ESPIRITUALIDADE, DO CURSO DE CI�NCIAS CONT�BEIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR ROBERTO ALVES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA PROPORCIONAM MOMENTO CULTURAL, LIT�RGICO, TRANSCENDENTE, L�DICO E DE CONVIV�NCIA COMUNIT�RIA, EXPERI�NCIAS FUNDAMENTAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO N�VEL SUPERIOR, SENDO SIGNIFICATIVAS PARA OS PROCESSOS AVALIATIVOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES, EM GERAL. A PARTIR DOS RELATOS DESTE ESTUDO, SE CONSTATA QUE A CONFESSIONALIDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL PROPORCIONA ATRAV�S DOS VALORES E PRINC�PIOS, CONFORME DESCRITOS NO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA, �TICA E ESPIRITUALIDADE. NA UNIEVANG�LICA AVAN�A PARA AL�M DO DISCURSO E PERMEIA PR�TICAS PEDAGÓGICAS DE RELEV�NCIA PARA FORMA��O NOS ASPECTOS INERENTES A CAPACITA��O �TICA, HUMANA E CIDAD�.

Biografia do Autor

Barbosa Alves Edna, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA.

Mestre em Engenharia de Produà§ão com Ênfase em Controle de Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003); especializaà§ão em Análise e Auditoria Contábil pela PUC-GO (1996). Possui graduaà§ão em Ciàªncias Contábeis pela PUC- GOIà€S (1987) e graduaà§ão em Direito (1999) pela mesma instituià§ão. Dedica-se a docàªncia Universitária há mais de 26 anos, sendo os primeiros 20 anos na PUC - GO, com marcante atuaà§ão nas áreas de Contabilidade Empresarial, Custos, Disciplinas de Laboratà³rio contábil, Processos de Gestão e Direito Empresarial entre outras. Atualmente à© Diretora e professora Adjunta do Curso de Ciàªncias Contábeis da UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis, tem participado do processo de EAD da UniEVANGà‰LICA, no que se refere à  elaboraà§ão de materiais e conteúdos, gravaà§ão de tele-aulas, capacitaà§ão docente, alà©m de ministrar cursos de Pà³s Graduaà§ão e extensão em várias Instituià§àµes de Ensino Superior no Estado de Goiás. Em 2014 foi aprovado em concurso público para atuar como professora adjunta na área de Ciàªncias Contábeis junto a UEG - Universidade Estadual de Goiás Campus Morrinhos e Certificada pela The International Association of Coaching, IAC and Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC HEREBY, em PPC. Professional Coach Certification e PDC ? Professional DiSC Certification, no mesmo ano. Nas atividades acadàªmicas desenvolvidas, busca articular o mercado de trabalho e a docàªncia Universitária, trabalho realizado em consequàªncia de seu envolvimento com o meio educacional goiano e considerável trâmite em empresas de diversos ramos de atividades.

Roberto Alves Pereira, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Possui graduaà§ão em Ciàªncias Sociais pelo Centro Universitário de Anápolis (2004), Especializaà§ão em Polà­ticas Públicas sobre àlcool e outras Drogas (2009), Especializaà§ão em Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana(2018), Mestrado em Ciàªncias Ambientais. Atualmente coordena a Assessoria de polà­ticas Acadàªmicas/UniATENDER com os Programas: Atenà§ão a Dependàªncia Quà­mica e Prevenà§ão ao uso Indevido de Drogas/UniVIDA, Núcleo de Estudo Afro-brasileiro de Indà­gena/NEABI, Programa de Concluinte e Ouvidoria Geral , professor adjunto da disciplina Cidadania, à‰tica e Espiritualidade no Centro Universitário de Anápolis -UniEVANGà‰LICA, Membro da Comissão Prà³pria de Avaliaà§ão CPA do Centro Universitário de Anápolis -UniEVANGà‰LICA. Membro da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI/COLAP à‰ um empreendedor atuante na polà­tica local e nacional sobre álcool e outras drogas. à‰ o fundador do Gente Livre - Centro de Promoà§ão Humana, exercendo a presidàªncia de 1999 a 2001 e de 2001 a 2005. Atuou de 1982 a 1993 no programa de reabilitaà§ão de dependentes de substancias psicoativas, Movimento Jovens Livres. Delegado Estadual de Polà­tica para Igualdade Racial do Estado de Goiás.

Milton Neemias Martins da Silva, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Mestre em Ciàªncias Ambientais pela UniEvangà©lica (2012) Centro Universitário de Anápolis-GO. Pà³s-Graduaà§ão em Gestão Financeira (2008). Graduaà§ão em Administraà§ão - Finanà§as pela UniEvangà©lica (2004). Professor Universitário - disciplinas: Administraà§ão Financeira e Orà§amentária, Mercado de Capitais, Administraà§ão Estratà©gica, Sistema de Informaà§ão Gerencial, Inovaà§àµes Tecnolà³gicas. Professor Formador EAD - Universidade Estadual de Goiás (UEG) e EAD UniEvangà©lica, Professor na UniEvangà©lica no curso de Ciàªncias Contábeis e no curso de Administraà§ão da Faculdade Catà³lica de Anápolis. Atua nas áreas de Administraà§ão, com àªnfase em Administraà§ão Financeira e Orà§amentária, Processos Organizacionais e Controladoria.

Tiago de Lima Bento Pereira, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Possui graduaà§ão em Matemática pelo Centro Universitário de Anápolis (2009) e mestrado em Matemática pela Universidade de Brasà­lia (2013). Atualmente à© professor adjunto do Centro Universitário de Anápolis e professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiàªncia na área de Matemática.

Wander Lúcio Braga e Sousa, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Mestre em Ciàªncias Ambientais pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA. Advogado. Professor. Especialista em Direito Público e Privado. Docente das seguintes disciplinas: Direito Público e Privado. Direito Tributário. Direito Empresarial. Atuando como docente no Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA.

Ozeias Alves Lotti, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Mestre em Ciàªncias Ambientais pelo Centro Universitário de Anápolis (2013). Especializaà§ão em IFRS - NIA (Normas Internacionais de Contabilidade e Normas Internacionais de Auditoria) pela Fundaà§ão do Instituto de Pesquisa Autuarias e FIPECAFI-USP em conjunto com o IBRACON. Pà³s Graduado em Auditoria e Análise de Balanà§o pela PUC Goiás (2007). Pà³s Graduaà§ão em Direito Tributário pela PUC Goiás (1999). Graduado em Ciàªncias Contábeis pela PUC Goiás (1994). Coordenador e Professor do Curso do Ciàªncias Contábeis - Faculdade Alianà§a de Itaberaà­. Membro da Comissão para autorizaà§ão e do reconhecimento dos Cursos de Ciàªncias Contábeis da Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia e da Faculdade Alianà§a de Itaberaà­.

Anderson Carlos da Silva, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Possui graduaà§ão em Administraà§ão de Empresas pela Faculdade Anhanguera de Anápolis (2007) e tambà©m Graduado em Ciàªncias Contábeis pela Faculdade Anhanguera de Anápolis no ano de 2010. Cursou Especializaà§ão em Gestão Tributária -Universidade Gama Filho -RJ com conclusão em 2013.Atua na área de gestão e contábil com àªnfase em tributos , fechamento contábil , financeiro e custos desde ano de 2004 , trabalhou em grandes grupos como Hypermarcas S/A na funà§ão de Analista contábil, Trabalhou na empresa Gennesys Consulting na funà§ão de Analista contábil , com atividades de apuraà§ão de impostos , conciliaà§ão contábil , fechamento de balanà§o , mensuraà§ão de custos , controle patrimonial. Atua como professor de Pà³s Graduaà§ão na Faculdade Araguaia de Goiânia nas disciplinas , Analise Gerencial de custos , Analise superior das demonstraà§àµes financeiras, Analise de Investimento , Legislaà§ão Municipal , Estadual e Federal . Atuou como Professor dos Cursos de Graduaà§ão em administraà§ão e Ciàªncias Contábeis da Faculdade FIBRA do Instituto de Ciàªncia e Tecnologia, nas disciplinas , Contabilidade Avanà§ada I , Contabilidade Avanà§ada II, Economia , Contabilidade Tributária, Controladoria, Jogos e Negà³cios , Administraà§ão de Marketing, Pratica Atuarial , Administraà§ão de Materiais e Mercado de Capitais , e Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso.Atualmente atua como Professor do Curso de Ciàªncias contábeis do Centro Universitário de Anápolis-UniEvangà©lica, nas disciplinas de Demonstraà§àµes Contábeis , Contabilidade Tributária , à‰tica e Legislaà§ão Profissional , Fundamentos da Administraà§ão, Empreendedorismo, Comunicaà§ão Empresarial ,Contabilidade aplicada ao Agronegà³cio , Laboratà³rio Contábil.Atua como Contador autà´nomo .

Carlos Renato Ferreira, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Possui graduaà§ão em ciàªncias contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (1996). Atualmente à© horista da Unievangà©lica e Faculdade Anhanguera de Anápolis. Tem experiàªncia na área de Ciàªncias Contábeis, com àªnfase em Auditoria e Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise das Demonstraà§àµes Financeiras Perà­cia e Auditoria Contábil.

Robson Leandro Cordeiro de sousa, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Possui graduaà§ão em CIENCIAS CONTABEIS pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás - PUC (2001). Especializaà§ão em Perà­cia Judicial pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás - PUC/IPECON (2002). Atualmente à© Contador da Universidade Federal de Goiás, Professor no Centro Universitário de Anápolis - UniEvangà©lica. Possui experiàªncia na área de Administraà§ão, com àªnfase em Ciàªncias Contábeis

Sà©rgio Mariano Nunes de Sá, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Possui graduaà§ão em CIENCIAS CONTABEIS pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás (2001). Especialista em Auditoria Contabil pela UniAnhanguera (2006). Atualmente à© Analista em Financas Contador na Prefeitura de Goiania e proprietario - Nunes Auditoria, horista - Unievangelica de Anapolis. Tem experiàªncia na área de Administraà§ão, com àªnfase em Ciàªncias Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, contabilidade de custos, contabilidade geral, pratica contabil e controladoria.

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

EDNA, Barbosa Alves et al. ENSINO CONFESSIONAL NA EDUCAÇO SUPERIOR:: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 72–77, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/3775. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 36º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES