ENSINO CONFESSIONAL NA EDUCAÇO SUPERIOR:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Confessionalidade. Ensino Superior. Experiências.Resumo
O ENSINO CONFESSIONAL, DE MANEIRA GERAL, SE APRESENTA SINGULAR NO ASPECTO QUE ENVOLVE DIFERENTES MANEIRAS DE EDUCAR DE FORMA COMPROMETIDA COM A VERACIDADE, PROPONDO MANEIRAS PARTICULARES DE INTEGRA��O ENTRE A F� E A CI�NCIA, SENDO UM DESAFIO INTENSO E CONSTANTE. A EDUCAÇÃO INSTRUMENTALIZA O SER HUMANO PARA A INTERA��O DE FORMA CR�TICA E COMPROMETIDA COM A NATUREZA DE TAL FORMA QUE O PROCESSO EDUCATIVO SITUA O HOMEM NO CONTEXTO SOCIAL. ESTE ESTUDO NÃO SE REFERE APENAS �S QUEST�ES RELIGIOSAS E DE ESPIRITUALIDADE, MAS SE TRATA DE ESTUDAR SOBRE A VIDA NO SENTIDO MAIS AMPLO, COMO ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENS�O DAS PR�TICAS CONT�BEIS POR MEIO DE FUNDAMENTOS DA CONFESSIONALIDADE. O ESTUDO OBJETIVOU RELATAR EXPERI�NCIAS NO ENSINO CONFESSIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA DISCIPLINA DE CIDADANIA, �TICA E ESPIRITUALIDADE, DO CURSO DE CI�NCIAS CONT�BEIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR ROBERTO ALVES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA PROPORCIONAM MOMENTO CULTURAL, LIT�RGICO, TRANSCENDENTE, L�DICO E DE CONVIV�NCIA COMUNIT�RIA, EXPERI�NCIAS FUNDAMENTAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO N�VEL SUPERIOR, SENDO SIGNIFICATIVAS PARA OS PROCESSOS AVALIATIVOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES, EM GERAL. A PARTIR DOS RELATOS DESTE ESTUDO, SE CONSTATA QUE A CONFESSIONALIDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL PROPORCIONA ATRAV�S DOS VALORES E PRINC�PIOS, CONFORME DESCRITOS NO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA, �TICA E ESPIRITUALIDADE. NA UNIEVANG�LICA AVAN�A PARA AL�M DO DISCURSO E PERMEIA PR�TICAS PEDAGÓGICAS DE RELEV�NCIA PARA FORMA��O NOS ASPECTOS INERENTES A CAPACITA��O �TICA, HUMANA E CIDAD�.