O PROTESTANTISMO HISTÓRICO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • João Maurà­cio Fernandes Souza UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Educação superior, confessionalidade, cristianismo

Resumo

O OBJETIVO COM ESTE TRABALHO FOI APRESENTAR O PROJETO HISTÓRICO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CONFESSIONAL CRIST� EVANGÉLICA NO BRASIL, TENDO COMO BASE A IGREJA PRESBITERIANA, METODISTA E BATISTA E AS INICIATIVAS INTERCONFESSIONAIS. POR CONFESSIONALIDADE ENTENDE-SE, �S ATITUDES QUE PESSOAS ASSUMEM EM RELAÇÃO AO TRANSCENDENTE. � A ATITUDE DE RESPOSTA DO HOMEM QUE PROFESSA SUA F�. A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A UNIVERSIDADE SÃO PARTE DO PROJETO EDUCACIONAL PROTESTANTE DESDE A SUA INSER��O NO BRASIL, NO FINAL DO SÉCULO PASSADO E IN�CIO DESTE. FRENTE AO TRABALHO DOS JESU�TAS, CONSIDERADOS OS PRIMEIROS EDUCADORES DO BRASIL, AS PRIMEIRAS MISS�ES PROTESTANTES COMO PARTE DA ESTRAT�GIA DE DIVULGA��O DA MENTALIDADE PROTESTANTE, ORGANIZARAM ESCOLAS INOVADORAS QUE ROMPERAM COM O M�TODO TRADICIONAL JESU�TA. NÃO OBSTANTE O PROTESTANTISMO TER SIDO TRAZIDO AO PA�S PARA DAR ASSIST�NCIA RELIGIOSA �S COMUNIDADES INGLESA E ALEM�, RESPECTIVAMENTE, COUBE AO PROTESTANTISMO DE MISS�O DAR IN�CIO A UM NOVO PROCESSO EDUCACIONAL E MISSION�RIO A PARTIR DO ESTADO DE SÃO PAULO E POSTERIORMENTE O INTERIOR DO PA�S. COMO EXEMPLO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS, APRESENTAMOS PROJETOS DE DENOMINA��O PRESBITERIANA (MACKENZIE), METODISTA (IMES), BATISTA (COL�GIOS E FACULDADES BATISTAS) E INTERCONFESSIONAIS (AEE). RESPEITADOS OS PRINC�PIOS PEDAGÓGICOS, A CONFESSIONALIDADE, PODE OFERECER, A PARTIR DE PRINC�PIOS DE F�, PROCEDIMENTOS PAUTADOS NA �TICA E NA MORAL COMO DIRETRIZES QUE PODEM AJUDAR A PESSOA HUMANA NA BUSCA DE CONHECIMENTO, A ENCONTRAR RAZ�ES TRANSCENDENTES PARA QUEST�ES DE CONVIV�NCIA, VIDA HUMANA E REALIZA��O. A TRADI��O E A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS CRIST�S EVANG�LICAS TEM LEGADO A EDUCAÇÃO GRANDES CONTRIBUI��ES QUE COM O PASSAR DO TEMPO FORAM APERFEI�OADAS. DESSA FORMA, A CONFESSIONALIDADE TEM SIDO UMA ALIADA AO PROCESSO EDUCATIVO, POIS ALIADAS AO PROCESSO EDUCACIONAIS, ESTAS INSTITUIÇÕES TEM PROPOSTAS POL�TICAS SOCIAIS, QUE FAVORECEM A FORMA��O DO INDIV�DUO E SEU ENGAJAMENTO SOCIAL SEM DESTOAR DE SEU OBJETIVO PRINCIPAL QUE � A EDUCAÇÃO SUPERIOR.

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Publicado

2022-01-17

Como Citar

FERNANDES SOUZA, João Maurà­cio. O PROTESTANTISMO HISTÓRICO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 100–105, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/3376. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 36º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES