HACKATHON E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Autores

Palavras-chave:

Inovação, Hackathon, Competências profissionais, UniCIETEC, Mentoria

Resumo

Este relato de experiência descreve a realização do 2º Hackathon UniEVANGÉLICA, promovido por meio da parceria entre a Pró-Reitoria Acadêmica (ProACAD) e o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (UniCIETEC). O evento teve como objetivo principal promover o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais nos acadêmicos, alinhadas às demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Com abordagem metodológica qualitativa, a análise baseou-se em registros das atividades, observação da participação estudantil e reflexão crítica sobre os resultados obtidos. As ações foram organizadas em três etapas: trilha de preparação, desenvolvimento de projetos e Pitch Day, promovendo uma vivência prática, colaborativa e interdisciplinar. A experiência demonstrou que os estudantes desenvolveram de maneira significativa competências como trabalho em equipe, resolução de problemas reais, comunicação eficaz e uso de ferramentas de inovação. A experiência contribuiu para reduzir lacunas da formação tradicional, ao integrar teoria e prática em um contexto dinâmico, estimulando a criatividade e o protagonismo estudantil. O Hackathon revelou-se, assim, uma estratégia pedagógica eficaz para fomentar a inserção dos acadêmicos em ambientes profissionais inovadores, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, extensão e as reais necessidades do setor produtivo.

Referências

INES, J. C.; TOLENTINO, M. Q.; ABELLA, B. V. Abordagens inovadoras para nutrir a criatividade e promover a inovação na educação empreendedora em uma universidade. American Journal of Multidisciplinary Research and Innovation, v. 4, n. 3, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.54536/ajmri.v4i3.2700. Acesso em: 1 ago. 2025.

KAIYANAN, C.; ATTHAKORN, S.; LUDPA, Y.; SETI, S.; LAVONG, A.; PLIANKHAM, P.; PHOORISOPHON, T. Integrating Entrepreneurship into Education: Cultivating Skills for Innovation, Leadership, and Future Workforce Success. Journal of Entrepreneurship, Leadership and Research, v. 1, n. 4, p. 49–62, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.60027/jelr.2024.795. Acesso em: 1 ago. 2025.

LYU, J.; SHEPHERD, D.; LEE, K. From Intentional to Nascent Student Entrepreneurs: The Moderating Role of University Entrepreneurial Offerings. Journal of Innovation & Knowledge, v. 8, n. 1, p. 100305, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jik.2023.100305. Acesso em: 1 ago. 2025.

UNI EVANGÉLICA. Pitch Day marca etapa decisiva rumo ao 2º Hackathon da UniEVANGÉLICA. Anápolis, 14 jun. 2025. Disponível em: https://www4.unievangelica.edu.br/noticia/pitch-day-marca-etapa-decisiva-rumo-ao-2o-hackathon-da-unievangelica#:~:text=O%202%C2%BA%20Hackathon%20UniEVANG%C3%89LICA%20acontecer%C3%A1,entre%20universidade%2C%20empresas%20e%20sociedade. Acesso em: 1 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

COSTA , Daniel Gonçalves Mendes da et al. HACKATHON E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15456. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES