BRINCAR, SENTIR E INCLUIR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM CRIANÇAS COM TEA

Autores

  • Ana Paula Ribeiro de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Bruna Pereira da Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Eduarda Raiane Leite Pereira Unievangélica
  • Gabriela Geovana Pinto do Amaral Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Gabrielly do Prado Motta Campos Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0009-0003-8921-6472
  • Maria Gabryela Pereira Leandro Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0009-0002-3700-8463
  • Poliana Lucena Nunes
  • Maria Fernanda Batista Felipe Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Natália Campos Boaron Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Evoluir TEA, Evento Infantil, Inclusão Social, Transtorno do Espectro Autista, Interação Sensorial

Resumo

O evento realizado no Ceres Clube foi uma iniciativa conjunta da Unievangélica, Evoluir TEA e Sicoob, com o objetivo de promover inclusão, aprendizado e diversão para crianças, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram oferecidas diversas atividades lúdicas e educativas. Apesar do número reduzido de participantes, o evento foi bem estruturado, contando com brinquedos infláveis, café da manhã e um ambiente acolhedor. As atividades de Estética, especialmente o “cabelo maluco”, destacaram-se em atratividade. O evento teve impacto especialmente positivo para crianças com TEA, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como coordenação motora, integração sensorial, interação social e expressão criativa. Além disso, o espaço inclusivo e a abordagem acolhedora foram fundamentais para proporcionar segurança e conforto, favorecendo o engajamento das crianças autistas.

Referências

Barros, L. M., Costa, M. F., & Silva, R. S. (2022). Atividades sensoriais e inclusão de crianças com TEA: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, 28(3), 513-528. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0170

Oliveira, A. P. R., Silva, B. P., & Amaral, G. G. P. (2024). Interações sociais e desenvolvimento infantil no contexto do autismo: uma revisão integrativa. Cadernos de Educação, 39(1), 102-117. https://doi.org/10.22481/cadernos.v39i1.2024

Silva, G. P. M. C., Nunes, K. S., & Leandro, M. G. P. (2023). Integração sensorial e práticas inclusivas para crianças com TEA em ambientes escolares. Revista Educação e Diversidade, 15(2), 250-266. https://doi.org/10.5007/ediv.2023.15.2

Souza, M. F. B., Felipe, M. F. B., &Boaron, N. C. (2021). Observação participante em eventos inclusivos: relato de experiência com crianças autistas. Revista de Práticas Interdisciplinares, 9(4), 45-59. https://doi.org/10.20951/rpi.v9i4.2021

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

OLIVEIRA , Ana Paula Ribeiro de; SILVA , Bruna Pereira da; RAIANE LEITE PEREIRA, Eduarda; AMARAL , Gabriela Geovana Pinto do; CAMPOS, Gabrielly do Prado Motta; LEANDRO, Maria Gabryela Pereira; LUCENA NUNES, Poliana; FELIPE , Maria Fernanda Batista; BOARON , Natália Campos. BRINCAR, SENTIR E INCLUIR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM CRIANÇAS COM TEA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15455. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES