BRINCAR, SENTIR E INCLUIR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM CRIANÇAS COM TEA
Palavras-chave:
Evoluir TEA, Evento Infantil, Inclusão Social, Transtorno do Espectro Autista, Interação SensorialResumo
O evento realizado no Ceres Clube foi uma iniciativa conjunta da Unievangélica, Evoluir TEA e Sicoob, com o objetivo de promover inclusão, aprendizado e diversão para crianças, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram oferecidas diversas atividades lúdicas e educativas. Apesar do número reduzido de participantes, o evento foi bem estruturado, contando com brinquedos infláveis, café da manhã e um ambiente acolhedor. As atividades de Estética, especialmente o “cabelo maluco”, destacaram-se em atratividade. O evento teve impacto especialmente positivo para crianças com TEA, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como coordenação motora, integração sensorial, interação social e expressão criativa. Além disso, o espaço inclusivo e a abordagem acolhedora foram fundamentais para proporcionar segurança e conforto, favorecendo o engajamento das crianças autistas.
Referências
Barros, L. M., Costa, M. F., & Silva, R. S. (2022). Atividades sensoriais e inclusão de crianças com TEA: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, 28(3), 513-528. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0170
Oliveira, A. P. R., Silva, B. P., & Amaral, G. G. P. (2024). Interações sociais e desenvolvimento infantil no contexto do autismo: uma revisão integrativa. Cadernos de Educação, 39(1), 102-117. https://doi.org/10.22481/cadernos.v39i1.2024
Silva, G. P. M. C., Nunes, K. S., & Leandro, M. G. P. (2023). Integração sensorial e práticas inclusivas para crianças com TEA em ambientes escolares. Revista Educação e Diversidade, 15(2), 250-266. https://doi.org/10.5007/ediv.2023.15.2
Souza, M. F. B., Felipe, M. F. B., &Boaron, N. C. (2021). Observação participante em eventos inclusivos: relato de experiência com crianças autistas. Revista de Práticas Interdisciplinares, 9(4), 45-59. https://doi.org/10.20951/rpi.v9i4.2021