PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS PARA QUEIMADURAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Resumo

O projeto "Prevenção e primeiros socorros para queimaduras: conscientização no ambiente escolar" foi desenvolvido por alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, com supervisão da professora Miriã Cândida, e teve como objetivo conscientizar os alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar Goiás (CEPMG) Senador Onofre Quinan sobre a prevenção de queimaduras e os cuidados iniciais em casos de acidentes. A palestra foi realizada no dia 16 de outubro de 2024, com a participação de aproximadamente mil alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. O projeto foi estruturado em etapas, conforme o Arco de Charles Maguerez: pontos chaves, teorização, hipóteses e soluções, e aplicação da realidade, sendo a palestra a culminância do processo. Durante a apresentação, os alunos de Fisioterapia abordaram os tipos e classificações de queimaduras, formas de prevenção e como realizar os primeiros socorros adequados. A atividade, que envolveu alunos da UniEVANGÉLICA e da escola, teve grande adesão e participação, promovendo a troca de conhecimentos e a conscientização da importância de práticas seguras no ambiente escolar. O projeto proporcionou aos alunos de Fisioterapia uma experiência prática relevante, aprimorando suas habilidades em comunicação, ensino e atendimento de emergências. Os resultados demonstraram a efetividade da abordagem educativa, reforçando a importância de ações de conscientização contínuas para a segurança da comunidade escolar.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

CÂNDIDA OLIVEIRA, Miriã et al. PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS PARA QUEIMADURAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12234. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES