INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • Marcos Flávio Portela Veras
  • Marcos André Ribeiro
  • Marcos Ricardo Silva Costa
  • Rubem Alexandre Maia Fonte
  • Camila Rodrigues Souza Brito
  • Valdir Lopes Cavalcante
  • Gracy Tadeu Ferreira
  • Áurea Marchetti Bandeira

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino superior, Relacionamentos, Inteligência artificial

Resumo

Este texto aborda a relevância dos relacionamentos nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior e como a inteligência artificial (IA) pode auxiliar professores e alunos. A crescente utilização da IA na educação permite uma abordagem personalizada, facilita a mediação do conhecimento e aprimora a interação docente-discente. Além disso, a “IA” pode atuar como ferramenta de apoio na aplicação das leis educacionais, contribuindo para um ambiente de ensino mais eficiente e inclusivo. O texto apresenta relatos de experiência e reflexões sobre como as novas tecnologias podem ser integradas à prática pedagógica sem comprometer o valor das relações interpessoais.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

LIMA, ADRIANO GOUVEIA; FLÁVIO PORTELA VERAS, Marcos; ANDRÉ RIBEIRO , Marcos; RICARDO SILVA COSTA , Marcos; ALEXANDRE MAIA FONTE , Rubem; RODRIGUES SOUZA BRITO, Camila; LOPES CAVALCANTE , Valdir; TADEU FERREIRA , Gracy; MARCHETTI BANDEIRA , Áurea. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12192. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES