ENSINO SUPERIOR E COMUNIDADE NA IMPLEMENTAÇAO DE UM SISTEMA AQUAPÔNICO INTELIGENTE

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Holeon Santos Campos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Jefferson Silva Araújo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • William Pereira dos Santos Júnior Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Henrique Valle de Lima Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Talles Santos Faria Silva Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Natasha Sophie Pereira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

engenharia de software, extensão acadêmica, relações humanas, ensino superior, aquaponia

Resumo

Este artigo relata a experiência de implementação de um sistema de aquaponia inteligente pelos alunos do Curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA na Escola Dayse Fanstone, localizada em uma área de vulnerabilidade social no município de Anápolis. O projeto faz parte da curricularização da extensão do Curso e aconteceu em parceria com os Cursos de Pedagogia, Engenharias Mecânica e Elétrica, Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Educação Física. O projeto não apenas proporcionou a oportunidade para os acadêmicos de Engenharia de Software aplicarem seus conhecimentos em um contexto prático e relevante, mas também promoveu o engajamento comunitário e a conscientização ambiental. Ao longo do texto, são apresentados os aspectos técnicos da implementação, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. Além disso, destaca-se o papel das atividades de extensionistas no ensino superior em fortalecer as relações humanas, promover o aprendizado colaborativo e incentivar o senso de responsabilidade social. Este relato oferece insights valiosos sobre a interseção entre tecnologia, educação e comunidade, demonstrando o impacto positivo das iniciativas de extensão na formação integral e humana dos estudantes.

 

Referências

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 498 de 2020. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

Brasília/DF, 2018.

CARNEIRO, P. C. F ... [et. al.]. Produção integrada de peixes e vegetais em aquaponia. Aracaju:

Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2015.

CARNEIRO, P. C. F ... [et. al.]. Produção integrada de peixes e vegetais em aquaponia. Aracaju:

Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2015.

CRUZ, L. G. C. Políticas públicas de educação ambiental: um estudo sobre a agenda 21 escolar. 2014.

Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista,

Bauru, 2014. Disponível em: https://cutt.ly/NW5a60z Acesso em: 15 set. 2021.

DAVIES, J.. Thinking Ahead To Society 5.0. Semiconductor Engineering. 2018. Disponível em:

https://semiengineering.com/thinking-ahead-to-society-5-0/. Acesso em: 10 ago. 2022.

UniEVANGÉLICA. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. (2019-2023). Universidade Evangélica de

Goiás, 2019.

GUINNES, Os. A grande busca pelo sentido da vida. São Paulo: Mundo Cristão, 2022.

WARREN, John-David; ADAMS, Josh; MOLLE, Harald. Arduino para robótica. São Paulo: Editora Blucher,

E-book. ISBN 9788521211532. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521211532/. Acesso em: 01 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

FANSTONE, Pollyana dos Reis Pereira; CAMPOS, Holeon Santos; ARAÚJO, Jefferson Silva; JÚNIOR, William Pereira dos Santos; LIMA, Henrique Valle de; SILVA, Talles Santos Faria; PEREIRA, Natasha Sophie. ENSINO SUPERIOR E COMUNIDADE NA IMPLEMENTAÇAO DE UM SISTEMA AQUAPÔNICO INTELIGENTE. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 124–129, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11120. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES