O DIREITO À INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO E A LEI 12.764/2012

Autores

  • NALIM RODRIGUES RIBEIRO ALMEIDA DA CUNHA DUVALLIER
  • LEIDIANE DE MORAIS E SILVA MARIANO
  • MARYANNE SILVA OLIVEIRA UNIEVANGà‰LICA - CAMPUS RUBIATABA
  • CAMYLLA REGINA NUNES COSTA

Palavras-chave:

Autismo. Escola. Inclusão.

Resumo

O objetivo desta monografia é analisar a aplicação da Lei n° 12.764/2012 na Escola Municipal Adalberta Francisca dos Santos. A análise se baseia nos princípios da proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, da dignidade humana e do bem-estar da criança, todos consagrados na Constituição Federal de 1988 e na Lei Berenice Piana. Objetiva demonstrar a importância da aplicação da lei para garantia de igualdade e inclusão da criança portadora do espectro autista.  Para atingimento deste objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de campo  a partir de questionários com professores e pais, buscando conhecer a real situação da escola em estudo. O resultado alcançado afirma que as crianças possuem suporte educacional básico previsto, podendo ser aperfeiçoado e aprimorado, desde que o Estado/Município busque mais especialização para os profissionais e incentive a inclusão.

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Publicado

2024-05-06