Edital da Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiataba

2022-03-12

Edital da Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiataba

          A Direção da Faculdade Evangélica de Rubiataba, mantida da Associação Educativa Evangélica, com sede em Rubiataba-GO, no uso de suas atribuições, estabelece as normas e condições para envio de trabalhos na Edição de 2022 da Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiataba.

          A Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiataba propõe-se a divulgar os resultados da produção técnico-científica de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como contribuir para a formação de recursos humanos na área da pesquisa científica.

Disposições Gerais

Da inscrição de trabalhos

Artigo 1º - Poderão enviar trabalhos: docentes da graduação e pós-graduação (como autor principal e coautor); docentes e pesquisadores (como orientador).

Parágrafo único: O número máximo de participantes por trabalho inscrito deverá ser de no máximo 05 (cinco) coautores e 01 (um) professor orientador.

Artigo 2º - A inscrição de trabalho deverá obedecer aos seguintes requisitos: O autor preencherá os dados referentes ao trabalho; cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos coautores ou pelo autor. O trabalho deverá ser enviado pelo site: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/micfer/login?source=%2Findex.php%2Fmicfer%2Fsubmissions em um arquivo (.doc) ou (.docx).

Artigo 3º - O sistema está aberto para recepcionar as submissões de trabalhos desde a abertura deste edital até 30/09/2022.  

Artigo 4º - O autor, no ato da inscrição, desde logo autoriza a Faculdade Evangélica de Rubiataba a publicar o trabalho no site da revista e em quaisquer outros meios de divulgação, sem encargos de qualquer natureza, inclusive autorais.

  • 1º - Os trabalhos selecionados não serão revisados quanto à ortografia e gramática.
  • 2º - O inscrito é responsável pela veracidade das informações referentes à titulação e dados de identificação dos autores.

Artigo 5º - O participante poderá inscrever até três (3) trabalhos como primeiro autor para apresentação, considerando todas as modalidades.

  • 1º Os trabalhos poderão ser submetidos nas modalidades Resumo Expandido ou Pôster em Língua Portuguesa e seguir os modelos disponibilizados pela organização do evento.

Artigo 6º - A inscrição implica na concordância e aceitação de todas as condições do presente Regulamento.

Das normas do trabalho

Artigo 7º - Os resumos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

I - considerações iniciais/introdução (tema, delimitação, problema, justificativa, objetivos, metodologia e divisão das partes do desenvolvimento);

II - desenvolvimento (resultados parciais ou finais, considerando primeiramente a fundamentação teórica e depois os dados empíricos);

III - conclusões ou considerações finais;

IV – Referências.

  • 1º - O resumo não deverá ultrapassar o limite de 4.000 caracteres (considerando os espaços em branco), utilizando de fonte TIMES NEW ROMAN, devendo conter 03 (três) palavras-chave.
  • 2º - Os resumos serão escritos segundo as normas vigentes da língua portuguesa.
  • 4º Os arquivos deverão ser salvos em formato ".doc" ou “.docxâ€, com as seguintes orientações:

I - Título centralizado;

II - Nome completo do(s) autor(es) abaixo e centralizados na primeira página, com a qualificação e endereço eletrônico em nota de rodapé – as pesquisas poderão ter no máximo 04 (quatro) coautores;

III - Margens Inferior e Direita: 2cm; e Superior e Esquerda: 3cm

IV- Página: Formato A4;

V - Fonte: Times New Roman 12;

VI - Espaçamento entre linhas: 1,5;

VII - O resumo deverá conter: considerações iniciais/introdução, desenvolvimento subdividido em capítulos, considerações finais/conclusão e referências (não é necessário a utilização de resumo em língua estrangeira).

VIII - Citações conforme as regras da ABNT (NBR 10520) em sistema autor/data;

IX - Referências conforme regras da ABNT (NBR 6023), no mínimo 08 referências distintas;

X - Limite de páginas: No mínimo 5 e no máximo 15 páginas, com as referências inclusas;

Artigo 8º - O(s) autor(es) deverá(ão) indicar o eixo temático para a apresentação dos resumos.

Parágrafo único - Os resumos aprovados serão apresentados de acordo com a ordem definida pela comissão organizadora, a ser publicada com antecedência.

Artigo 9 - A fixação do pôster no formato exposto (suporte ou espaço indicado pela organização) é de responsabilidade dos autores.

  • 1º - Não será permitida fixação, apresentação e disputa à menção honrosa, de pôsteres fora das normas do regulamento.
  • 2ºâ€“ Os pôsteres ficarão expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora durante a realização da Mostra de Iniciação Científica.
  • 3º - As datas, horários e locais de fixação, apresentação e retirada dos pôsteres serão publicados nos murais e redes de relacionamentos oficiais da Faculdade Evangélica de Rubiataba.

Artigo 10 – É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores (no caso dos trabalhos realizados em grupo), durante todo o período de exposição dos pôsteres/demonstração de trabalhos. A ausência dos autores, bem como a retirada do pôster antes do término da mostra implica, necessariamente, sua desclassificação para o concurso das horas complementares.

Artigo 11 - Durante a sessão de pôsteres, os inscritos deverão realizar a apresentação oral do seu trabalho aos visitantes.

Artigo 12 - O pôster de iniciação científica deverá obedecer, na sua forma de apresentação escrita, os seguintes critérios:

I - instituição;

II - título;

III - autores e orientador;

IV - introdução ou considerações iniciais (objetivos, justificativa e embasamento teórico);

V - metodologia;

VI - resultados;

VII - conclusões ou considerações finais;

VIII - referências.

Artigo 13 – A impressão do pôster deverá ser em uma única lâmina, nas dimensões de 80 cm de largura e no máximo 1,10m de altura. Fica expressamente vedada a impressão do trabalho em folhas soltas.

Da seleção de trabalhos

Artigo 14 - Os trabalhos (resumos e pôsteres) recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca selecionados entre o corpo docente cadastrado no portal dos Anais da Mostra de Iniciação Científica, na condição de duplo cego, de acordo com os seguintes requisitos:

I - adequação às normas do Evento;

II - relevância do tema;

III - adequação metodológica;

IV - adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;

V - clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

Artigo 15 - O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado pelo e-mail cadastrado, publicamente em murais, redes de relacionamento oficiais da instituição, e na página do evento até o dia 31 de outubro de 2022.

Artigo 16 - Os trabalhos reprovados pela Comissão Julgadora serão automaticamente desconsiderados.

Artigo 17 - Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento “Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiatabaâ€, que acontecerá no final do semestre 2022.2, e a inscrição será divulgada no site e meios de comunicação da instituição e no site da revista: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/micfer.

Artigo 18 - A apresentação dos trabalhos (resumo e pôster) deverá observar os critérios abaixo:

I - domínio do assunto, uso do idioma e raciocínio lógico;

II - conhecimentos correlatos;

III - postura;

IV - pontualidade;

V - estrutura metodológica do trabalho qualidade da apresentação e organização do trabalho, conforme as normas do evento.

Artigo 19 - A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Parágrafo único: A apresentação oral pode ser realizada pelo autor ou coautor(es) do trabalho, não podendo o orientador participar deste processo. O apresentador deverá, necessariamente, estar inscrito no evento.

Da Avaliação dos trabalhos

Artigo 20 - A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de iniciação científica será composta por, no mínimo, 02 (dois) membros (professores especialistas, mestres ou doutores), sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, podendo estes serem professores ou egressos da Faculdade Evangélica de Rubiataba e professores de outra instituição de ensino.

Artigo 21 - As decisões da Comissão Avaliadora serão sempre tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento, que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Artigo 22 - A nota final do trabalho será a média da apresentação. A avaliação será em relação a admissibilidade e possibilidade de publicação nos Anais do Evento. Os critérios avaliados pela banca, na apresentação e na inquirição, serão: domínio do assunto, uso do idioma e raciocínio lógico; conhecimentos correlatos; postura; pontualidade; qualidade da apresentação.

Artigo 22 – A Mostra de Iniciação Científica premiará com Certificados de Menção Honrosa os trabalhos com média 10,0 (DEZ).

Dos casos omissos

Artigo 23 - Questões eventualmente omissas serão decididas entre a Coordenação do evento e os membros da Comissão Técnico-Científica.

Da Publicação

Artigo 24 - O envio dos trabalhos e sua respectiva apresentação implicam no aceite de possível publicação nos Anais e/ou outros meios de divulgação do Evento. A publicação de toda e qualquer colaboração dependerá da observância das Normas Editoriais da Revista.

Artigo 25 - O trabalho será preliminarmente considerado pela Coordenação Editorial para verificar sua adequação geral. Após a análise preliminar, a equipe editorial pode decidir, justificadamente: aceitar e/ou pedir correções obrigatórias.

  • 1º- Os trabalhos nos quais hajam correções obrigatórias poderão ser publicados caso sejam corrigidos e, posteriormente, reapresentados e aceitos.
  • 2º - Cabe ao Editor da Revista resguardar a qualidade da publicação, podendo decidir pela aceitação, rejeição ou nova avaliação em vista da versão corrigida.

Artigo 26 - Os trabalhos rejeitados pela Comissão Avaliadora não serão publicados e serão excluídos do quadro de submissões da Revista.

Responsabilidade e resolução de controvérsias

Artigo 27 - São os termos de responsabilidade:

  1. a submissão é uma declaração de aceitação dos termos deste edital e da ciência da não publicação das produções que o desrespeitarem;
  2. os conceitos e opiniões emitidos nos trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores e a revista não necessariamente se filia a eles;
  3. os textos são publicados mediante cessão, pelos autores, de direito de publicação, concedido à revista para o meio impresso e o eletrônico;
  4. havendo, o autor deve declarar na produção os conflitos de interesse, as autorizações por comitês de ética, as fontes de financiamento e as agências de fomento.

As controvérsias serão resolvidas pelo corpo editorial, mediante apresentação da irresignação pelo e-mail institucional: leidiane.mariano@docente.fer.edu.br.

Rubiataba, 12 de março de 2022.

 

Prof. Ma. Leidiane de Morais e Silva Mariano

Coordenador de Iniciação Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Direito

 

Prof. Me. Cláudio Roberto dos Santos Kobayashi

Diretor da Faculdade Evangélica de Rubiataba e Coordenador do curso de Direito

 

Prof. Me. Danilo Ferraz Nunes da Silva

Coordenador de Extensão e Monitoria do curso de Direito

Prof. Me. Francinaldo Soares de Paula

Coordenador de Iniciação Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Administração

Profa. Ma. Maura Sousa da Silva de Paula

Coordenadora do curso de Administração e Coordenadora Geral de Extensão