EDITAL 01/2023 da Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiataba

2023-03-01

Disposições Gerais

 

Da inscrição de trabalhos

 

Artigo 1º - Poderão enviar trabalhos: estudantes do ensino fundamental, médio e superior (graduação e pós-graduação), docentes da graduação e pós-graduação (como autor principal e coautor); docentes e pesquisadores (como orientador).

Parágrafo único: O número máximo de participantes por trabalho inscrito deverá ser de no máximo 04 (quatro) coautores e no mínimo 01 (um) professor orientador.

 

Artigo 2º - A inscrição de trabalho deverá obedecer aos seguintes requisitos: O autor preencherá os dados referentes ao trabalho; cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos coautores ou pelo autor. O trabalho deverá ser enviado pelo site: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/micfer/login?source=%2Findex.php%2Fmicfer%2Fsubmissions em um arquivo (.doc) ou (.docx).

 

Artigo 3º - O sistema está aberto para recepcionar as submissões de trabalhos desde a abertura deste edital até 30/09/2023.  

 

Artigo 4º - O autor, no ato da inscrição, desde logo autoriza a Faculdade Evangélica de Rubiataba a publicar o trabalho no site da revista e em quaisquer outros meios de divulgação, sem encargos de qualquer natureza, inclusive autorais.

  • 1º - Os trabalhos selecionados não serão revisados quanto à ortografia e gramática, sendo de responsabilidade do candidato.
  • 2º - O inscrito é responsável pela veracidade das informações referentes à titulação e dados de identificação dos autores.

 

Artigo 5º - O participante poderá inscrever até três (3) trabalhos como primeiro autor para apresentação, considerando todas as modalidades.

  • 1º Os trabalhos serão submetidos nas modalidades Resumo Expandido em Língua Portuguesa e seguir os modelos disponibilizados pela organização do evento.

 

Artigo 6º - A inscrição implica na concordância e aceitação de todas as condições do presente Regulamento.

 

Das normas do trabalho                                                                                                

 

Artigo 7º - Os resumos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

I – estrutura: Título; Autor(es); Resumo referências (não é necessário a utilização de resumo em língua estrangeira); Palavras-chave; Introdução; Desenvolvimento; Discussão; Conclusão; Referências;

II - considerações iniciais/introdução (tema, delimitação, problema, justificativa, objetivos, metodologia e divisão das partes do desenvolvimento);

III - desenvolvimento e discussão (resultados parciais ou finais, considerando primeiramente a fundamentação teórica e depois os dados empíricos);

III - conclusões ou considerações finais;

IV – Referências.

  • 1º - O resumo não deverá ultrapassar o limite de 4.000 caracteres (considerando os espaços em branco), utilizando de fonte TIMES NEW ROMAN, devendo conter 03 (três) palavras-chave.
  • 2º - Os resumos serão escritos segundo as normas vigentes da língua portuguesa.
  • 4º Os arquivos deverão ser salvos em formato ".doc" ou “.docxâ€, conforme MODELO – ANEXO I desse edital, com as seguintes orientações:

I - Título centralizado (Fonte: TIMES NEW ROMAN; tamanho:16; caixa alta; negrito; espaçamento simples; antes 0pt; depois 12pt; texto centralizado);

II - Nome completo do(s) autor(es) abaixo e alinhado à direita na primeira página, com a qualificação e endereço eletrônico em nota de rodapé – as pesquisas poderão ter no máximo 04 (quatro) coautores e no mínimo 01 professor orientador (Nome autor completo; tamanho:10; negrito; espaçamento simples; antes 0pt; depois 0pt; texto alinhado à direita.);

III - Margens Inferior e Direita: 2cm; e Superior e Esquerda: 3cm

IV- Página: Formato A4;

V – Fonte e tamanho do corpo do texto: Times New Roman, 12;

VI - Espaçamento: entre linhas 1,5, sem espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt;

VII - Citações conforme as regras da ABNT (NBR 10520) em sistema autor/data;

VIII - Referências conforme regras da ABNT (NBR 6023), no mínimo 08 referências distintas;

IX - Limite de páginas: No mínimo 5 e no máximo 15 páginas, com as referências inclusas;

 

Artigo 8º - Os resumos aprovados serão apresentados através da fixação do pôster no formato indicado nesse edital, salientando que o suporte é de responsabilidade dos autores (espaço indicado pela organização).

  • 1º - Não será permitida fixação, apresentação e disputa à menção honrosa, de pôsteres fora das normas do regulamento.
  • 2ºâ€“ Os pôsteres ficarão expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora durante a realização da Mostra de Iniciação Científica.
  • 3º - As datas, horários e locais de fixação, apresentação e retirada dos pôsteres serão publicados nos murais e redes de relacionamentos oficiais da Faculdade Evangélica de Rubiataba.

 

Artigo 9º – É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores (no caso dos trabalhos realizados em grupo), durante o período de avaliação dos pôsteres/demonstração de trabalhos. A ausência injustificada dos autores, poderá ensejar a sua desclassificação para o concurso das premiações.

 

Artigo 10 - O pôster de iniciação científica deverá obedecer, na sua forma de apresentação escrita, os seguintes critérios:

I - instituição;

II - título;

III - autores e orientador;

IV - introdução ou considerações iniciais (objetivos, justificativa e embasamento teórico);

V - metodologia;

VI - resultados;

VII - conclusões ou considerações finais;

VIII - referências.

Artigo 11 – A impressão do pôster deverá ser, preferencialmente, em papel, numa única lâmina, nas dimensões recomendadas de 80cm de largura e 1,10m de altura. Fica expressamente vedada a impressão do trabalho em folhas soltas.

 

Da seleção de trabalhos

Artigo 12 - Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca selecionados entre o corpo docente cadastrado no portal dos Anais da Mostra de Iniciação Científica, na condição de duplo cego, de acordo com os seguintes requisitos:

I - adequação às normas do Evento;

II - relevância do tema;

III - adequação metodológica;

IV - adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;

V - clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

 

Artigo 13 - O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado pelo e-mail cadastrado, publicamente em murais, redes de relacionamento oficiais da instituição, e na página do evento.

 

Artigo 14 - Os trabalhos reprovados pela Comissão Julgadora serão automaticamente desconsiderados.

 

Artigo 15 - Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento “Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiatabaâ€, que acontecerá no final do semestre de 2023.2, e a inscrição será divulgada no site e meios de comunicação da instituição e no site da revista: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/micfer.

 

Artigo 16 - A apresentação dos trabalhos (pôster) deverá observar os critérios abaixo:

I - domínio do assunto, uso do idioma e raciocínio lógico;

II - conhecimentos correlatos;

III - postura;

IV - pontualidade;

V - estrutura metodológica do trabalho qualidade da apresentação e organização do trabalho, conforme as normas do evento.

Parágrafo único: A apresentação pode ser realizada pelo autor ou coautor(es) do trabalho, não podendo o orientador participar deste processo. O apresentador deverá, necessariamente, estar inscrito no evento.

 

Artigo 17 – Os trabalhos aprovados serão classificados por notas. Os critérios de avaliação do trabalho englobam características como relevância, qualidade científica e clareza dos resultados apresentados no resumo.

Parágrafo único: A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

 

Da Avaliação dos trabalhos

Artigo 18 - A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de iniciação científica será composta por, no mínimo, 02 (dois) membros (professores especialistas, mestres ou doutores), sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, podendo estes serem professores ou egressos da Faculdade Evangélica de Rubiataba e professores de outra instituição de ensino.

 

Artigo 19 - As decisões da Comissão Avaliadora serão sempre tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento, que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

 

Artigo 20 - Os trabalhos aprovados pela comissão avaliadora serão admitidos para publicação nos Anais do Evento.

 

Artigo 21 – A Mostra de Iniciação Científica premiará os 5 primeiros colocados, bem como, com Certificados de Menção Honrosa os trabalhos com média 10,0 (DEZ). A nota final do trabalho será a média da avaliação do trabalho escrito e da apresentação do pôster.

 

Rubiataba, 01 de março de 2023.

 

 

Prof. Ma. Leidiane de Morais e Silva Mariano

Coordenador de Iniciação Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Direito

 

Prof. Me. Francinaldo Soares de Paula

Coordenador de Iniciação Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Administração

 

Profa. Ma. Maura Sousa da Silva de Paula

Coordenadora do curso de Administração e Coordenadora Geral de Extensão

 

Prof. Me. Cláudio Roberto dos Santos Kobayashi

Diretor da Faculdade Evangélica de Rubiataba e Coordenador do curso de Direito