RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2022

2022-09-15

EDITAL 01/2022 – RETIFICAÇÃO

As Coordenações de Iniciação Científica e Extensão, e a Direção da Faculdade Evangélica de Rubiataba, mantida da Associação Educativa Evangélica, com sede em Rubiataba-GO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o Edital nº 01/2022 da Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiataba 2022 para divulgar os resultados da produção técnico, cujo evento “Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiatabaâ€, ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, assim resolvem RETIFICAR o Edital nº 01/2022, nos itens e nas formas abaixo elencadas:

Da inscrição de trabalhos

Artigo 1º - Poderão enviar trabalhos: estudantes do ensino fundamental, médio e superior (graduação e pós-graduação), docentes da graduação e pós-graduação (como autor principal e coautor); docentes e pesquisadores (como orientador).

Parágrafo único: O número máximo de participantes por trabalho inscrito deverá ser de no máximo 04 (quatro) coautores e no mínimo 01 (um) professor orientador.

Artigo 2º - A inscrição de trabalho deverá obedecer aos seguintes requisitos: O autor preencherá os dados referentes ao trabalho; cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos coautores ou pelo autor. O trabalho deverá ser enviado pelo site: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/micfer/login?source=%2Findex.php%2Fmicfer%2Fsubmissions em um arquivo (.doc) ou (.docx).

Artigo 3º - O sistema está aberto para recepcionar as submissões de trabalhos desde a abertura deste edital até 30/09/2022.  

Artigo 4º - O autor, no ato da inscrição, desde logo autoriza a Faculdade Evangélica de Rubiataba a publicar o trabalho no site da revista e em quaisquer outros meios de divulgação, sem encargos de qualquer natureza, inclusive autorais.

  • 1º - Os trabalhos selecionados não serão revisados quanto à ortografia e gramática, sendo esta de responsabilidade do candidato.
  • 2º - O inscrito é responsável pela veracidade das informações referentes à titulação e dados de identificação dos autores.

Artigo 5º - O participante poderá inscrever até três (3) trabalhos como primeiro autor para apresentação, considerando todas as modalidades.

  • 1º Os trabalhos serão submetidos nas modalidades Resumo Expandido em Língua Portuguesa e seguir os modelos disponibilizados pela organização do evento.

Artigo 6º - A inscrição implica na concordância e aceitação de todas as condições do presente Regulamento.

Das normas do trabalho                                                                                                                       

Artigo 7º - Os resumos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

I – estrutura: Título; Autor(es); Resumo referências (não é necessário a utilização de resumo em língua estrangeira); Palavras-chave; Introdução; Desenvolvimento; Discussão; Conclusão; Referências;

II - considerações iniciais/introdução (tema, delimitação, problema, justificativa, objetivos, metodologia e divisão das partes do desenvolvimento);

III - desenvolvimento e discussão (resultados parciais ou finais, considerando primeiramente a fundamentação teórica e depois os dados empíricos);

III - conclusões ou considerações finais;

IV – Referências.

  • 1º - O resumo não deverá ultrapassar o limite de 4.000 caracteres (considerando os espaços em branco), utilizando de fonte TIMES NEW ROMAN, devendo conter 03 (três) palavras-chave.
  • 2º - Os resumos serão escritos segundo as normas vigentes da língua portuguesa.
  • 4º Os arquivos deverão ser salvos em formato ".doc" ou “.docxâ€, conforme MODELO – ANEXO I desse edital, com as seguintes orientações:

I - Título centralizado (Fonte: TIMES NEW ROMAN; tamanho:16; caixa alta; negrito; espaçamento simples; antes 0pt; depois 12pt; texto centralizado);

II - Nome completo do(s) autor(es) abaixo e centralizados na primeira página, com a qualificação e endereço eletrônico em nota de rodapé – as pesquisas poderão ter no máximo 04 (quatro) coautores e no mínimo 01 professor orientador (Nome autor completo; tamanho:10; negrito; espaçamento simples; antes 0pt; depois 0pt; texto alinhado à direita.);

III - Margens Inferior e Direita: 2cm; e Superior e Esquerda: 3cm

IV- Página: Formato A4;

V – Fonte e tamanho do corpo do texto: Times New Roman, 12;

VI - Espaçamento: entre linhas 1,5, sem espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt;

VII - Citações conforme as regras da ABNT (NBR 10520) em sistema autor/data;

VIII - Referências conforme regras da ABNT (NBR 6023), no mínimo 08 referências distintas;

IX - Limite de páginas: No mínimo 5 e no máximo 15 páginas, com as referências inclusas;

Artigo 8º - O(s) autor(es) deverá(ão) indicar o eixo temático para a apresentação dos resumos.

Artigo 9 - Os resumos aprovados serão apresentados através fixação do pôster no formato indicado no artigo 12 e exposto, salientando que o suporte é de responsabilidade dos autores (espaço indicado pela organização).

  • 1º - Não será permitida fixação, apresentação e disputa à menção honrosa, de pôsteres fora das normas do regulamento.
  • 2ºâ€“ Os pôsteres ficarão expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora durante a realização da Mostra de Iniciação Científica.
  • 3º - As datas, horários e locais de fixação, apresentação e retirada dos pôsteres serão publicados nos murais e redes de relacionamentos oficiais da Faculdade Evangélica de Rubiataba.

Artigo 10 – É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores (no caso dos trabalhos realizados em grupo), durante todo o período de exposição dos pôsteres/demonstração de trabalhos. A ausência dos autores, bem como a retirada do pôster antes do término da mostra implica, necessariamente, sua desclassificação para o concurso das horas complementares.

Artigo 11 - Durante a sessão de pôsteres, os inscritos deverão realizar a apresentação oral do seu trabalho aos visitantes.

Artigo 12 - O pôster de iniciação científica deverá obedecer, na sua forma de apresentação escrita, os seguintes critérios:

I - instituição;

II - título;

III - autores e orientador;

IV - introdução ou considerações iniciais (objetivos, justificativa e embasamento teórico);

V - metodologia;

VI - resultados;

VII - conclusões ou considerações finais;

VIII - referências.

Artigo 13 – A impressão do pôster deverá ser em papel, numa única lâmina, nas dimensões de 80 cm de largura e no máximo 1,10m de altura. Fica expressamente vedada a impressão do trabalho em folhas soltas.

Da seleção de trabalhos

Artigo 14 - Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca selecionados entre o corpo docente cadastrado no portal dos Anais da Mostra de Iniciação Científica, na condição de duplo cego, de acordo com os seguintes requisitos:

I - adequação às normas do Evento;

II - relevância do tema;

III - adequação metodológica;

IV - adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;

V - clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

Artigo 15 - O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado pelo e-mail cadastrado, publicamente em murais, redes de relacionamento oficiais da instituição, e na página do evento até o dia 31 de outubro de 2022.

Artigo 16 - Os trabalhos reprovados pela Comissão Julgadora serão automaticamente desconsiderados.

Artigo 17 - Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento “Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Evangélica de Rubiatabaâ€, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, e a inscrição será divulgada no site e meios de comunicação da instituição e no site da revista: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/micfer.

Artigo 18 - A apresentação dos trabalhos (pôster) deverá observar os critérios abaixo:

I - domínio do assunto, uso do idioma e raciocínio lógico;

II - conhecimentos correlatos;

III - postura;

IV - pontualidade;

V - estrutura metodológica do trabalho qualidade da apresentação e organização do trabalho, conforme as normas do evento.

Parágrafo único: A apresentação pode ser realizada pelo autor ou coautor(es) do trabalho, não podendo o orientador participar deste processo. O apresentador deverá, necessariamente, estar inscrito no evento.

Artigo 19 – Os trabalhos aprovados serão classificados por notas. Os critérios de avaliação do trabalho englobam características como relevância, qualidade científica e clareza dos resultados apresentados no resumo.

Parágrafo único: A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Da Avaliação dos trabalhos

Artigo 20 - A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de iniciação científica será composta por, no mínimo, 02 (dois) membros (professores especialistas, mestres ou doutores), sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, podendo estes serem professores ou egressos da Faculdade Evangélica de Rubiataba e professores de outra instituição de ensino.

Artigo 21 - As decisões da Comissão Avaliadora serão sempre tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento, que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Artigo 22 - A nota final do trabalho será a média da avaliação do trabalho escrito e da apresentação do pôster. Os trabalhos aprovados serão admitidos para publicação nos Anais do Evento.

Artigo 22 – A Mostra de Iniciação Científica premiará os 5 primeiros colocados, bem como, com Certificados de Menção Honrosa os trabalhos com média 10,0 (DEZ).

Rubiataba, 15 de setembro de 2022.

 

Prof. Ma. Leidiane de Morais e Silva Mariano

Coordenador de Iniciação Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Direito

 

Prof. Me. Francinaldo Soares de Paula

Coordenador de Iniciação Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Administração

 

Profa. Ma. Maura Sousa da Silva de Paula

Coordenadora do curso de Administração e Coordenadora Geral de Extensão

 

Prof. Me. Cláudio Roberto dos Santos Kobayashi

Diretor da Faculdade Evangélica de Rubiataba e Coordenador do curso de Direito

 

ANEXO I: MODELO

 

TÃTULO

(Título Fonte: TIMES NEW ROMAN; tamanho:16; caixa alta; negrito; espaçamento simples; antes 0pt; depois 12pt; texto centralizado)

 

Autor 01 [1]

Autor 02 [2]

(Nome autor completo; tamanho:10; negrito; espaçamento simples; antes 0pt; depois 0pt; texto alinhado à direita. Máximo de 4 autores e no mínimo 01 professor orientador. EM ORDEM ALFABÉTICA)

 

RESUMO

(Resumo; tamanho: 12; espaçamento 1,5; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado. ENTRE 150 E 250 PALAVRAS)

Seguir normas da ABNT NBR:

- O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

- O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

- A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

- Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

- Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

- Quanto a sua extensão os resumos devem ter: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;

 

PALAVRAS-CHAVE

(Palavras-Chave – ; tamanho: 10; espaçamento simples; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado)

escolher entre 3 palavras-chave. Devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

INTRODUÇÃO (tema, delimitação, problema, justificativa, objetivos, metodologia e divisão das partes do desenvolvimento)

(tamanho: 12; espaçamento 1,5, sem espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado. ENTRE 300 E 500 PALAVRAS)

O último parágrafo da introdução deve ser o objetivo geral.

 

DESENVOLVIMENTO (resultados parciais ou finais, considerando primeiramente a fundamentação teórica e depois os dados empíricos);

(tamanho: 12; espaçamento 1,5, sem espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado. ENTRE 400 E 600 PALAVRAS)

 

DISCUSSÃO

(tamanho: 12; espaçamento 1,5, sem espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado. ENTRE 200 E 600 PALAVRAS)

 

CONCLUSÃO

(tamanho: 12; espaçamento 1,5, sem espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado. ENTRE 150 E 200 PALAVRAS)

 

REFERÊNCIAS

(tamanho: 12; espaçamento 1,5, COM espaço após o parágrafo; antes 0pt; depois 6pt; texto justificado. ordem alfabética)

 

 

[1] Última Titulação. Curso de XXXXXX da Faculdade Evangélica de Rubiataba. E-mail

(Notas de Rodapé; tamanho:10; espaçamento simples; antes 0pt; depois 0pt; texto alinhado à esquerda)

[2] Última Titulação. Curso de XXXXXX da Faculdade Evangélica de Rubiataba. E-mail