ACOMPANHAMENTO ACAD�MICO MULTICULTURAL
Palavras-chave:
Culturas, Educação, Aprendizagem SignificativaResumo
ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVO O ACOMPANHAMENTO ACAD�MICO DOS ALUNOS BENEFICIADOS COM BOLSAS DE ESTUDOS DO PROGRAMA UNIMISSဢES, ABRIGANDO ALUNOS PROVENIENTES DE OUTROS PA�SES, IND�GENAS, MISSION�RIOS, ENTRE OUTROS. A SUA CRIA��O SURGIU A PARTIR DE DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS ACIMA MENCIONADOS DE ACOMPANHAR OS CONTE�DOS ACAD�MICOS, TENDO EM VISTA SUAS MATRIZES CULTURAIS, L�NGUA MATERNA, BEM COMO LÓGICAS DISTINTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, O PROJETO FUNCIONA IDENTIFICANDO LACUNAS DE APRENDIZAGEM E MOBILIZANDO PROFESSORES E ALUNOS MONITORES PARA PROVER APOIO A ESTES ACAD�MICOS SEJA PARA O DOM�NIO DA L�NGUA PORTUGUESA, ASSIM COMO O ACESSO AOS CÓDIGOS DA CI�NCIA A PARTIR DOS SEUS PRÓPRIOS SISTEMAS CULTURAIS, PARA QUE HAJA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. LOGO, O EXERC�CIO METODOLÓGICO VAI DESDE A IDENTIFICA��O DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM AT� UMA PERCEP��O DOS CONHECIMENTOS E EXPERI�NCIAS J� VIVIDAS PARA CONECT�-LOS AOS CONHECIMENTOS A SEREM ADQUIRIDOS, COM APOIO ACAD�MICO DE CAR�TER INTERCULTURAL.  VERIFICOU-SE UMA SIGNIFICATIVA MELHORA NO DESEMPENHO DE ALGUNS ALUNOS A PARTIR DESSA INICIATIVA, AUMENTANDO A AUTOESTIMA E MOTIVA��O PARA PROSSEGUIR EM SEUS ESTUDOS E ALCAN�AR SEUS OBJETIVOS. ESSA MEDIA��O TEM SIDO OPORTUNA, � MEDIDA QUE PROPORCIONA UM ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO E CONTEXTUALIZADO DE SUAS NECESSIDADES.