EDUCAÇO EM SAÚDE E ANTROPOMETRIA DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO

Autores

  • Denise Alves Oliveira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Ana Maria Morais da Silva
  • Gabriela Miguel Vieira
  • Andreza Moreira Santos
  • Anna Lara Carisio Batista
  • Josà© Luà­s Rodrigues Martins
  • Rúbia Mariano da Silva

Palavras-chave:

Descritores em Ciências da Saúde: Ensino Fundamental, Índice de Massa Corporal, Saúde do Estudante

Resumo

O OBJETIVO DO ESTUDO FOI FORNECER EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO DIA A DIA DA CRIAN�A NA ESCOLA E AVALIAR O �NDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E PERCENTIS DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM ANÁPOLIS-GO. TRATOU-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUALI QUANTITATIVA PARA FORNECIMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ESTUDO DO IMC E PERCENTIS DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ATIVIDADE FOI REALIZADA PELA LIGA ACAD�MICA MULTIDISCIPLINAR PARA ESTUDO DA DOR (LAMED) DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. A COMPOSI��O DA LIGA FOI FEITA POR INTEGRANTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO F�SICA, ENFERMAGEM, FARM�CIA, FISIOTERAPIA, MEDICINA, ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA. A UNIDADE ESCOLAR QUE RECEBEU O ATENDIMENTO FOI A ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA MIGUEL, ANÁPOLIS-GO. PARTICIPARAM DA ATIVIDADE PROPOSTA 100 CRIAN�AS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 20% DA PR�-ESCOLA, 25% DO 1�° ANO, 35% DO 2�° ANO E 20% DO 3�° ANO. QUANTO AO SEXO, 60% ERAM DO SEXO MASCULINO E 40% ERAM DO SEXO FEMININO. A M�DIA DE IDADE FOI DE 6,46 ANOS, TENDO COMO EXTREMOS 4 E 10 ANOS. AS CRIAN�AS INTERAGIRAM CONOSCO E COM O P�BLICO EM GERAL, DE FORMA A FACILITAR A COMUNICA��O ENTRE CADA UM. AO FINAL, FORAM REALIZADAS PERGUNTAS QUE REMETERAM AOS ASSUNTOS ABORDADOS PARA QUE PUDESSEM REFOR�AR O APRENDIZADO. SOBRE OS RESULTADOS DO IMC COM O PERCENTIL, 29% DAS CRIAN�AS APRESENTARAM ALTERA��ES, SENDO 13% COM OBESIDADE, 11% ABAIXO DO PESO E 5% COM SOBREPESO. AS CRIAN�AS DO SEXO MASCULINO FORAM AS QUE MAIS APRESENTARAM RESULTADOS ALTERADOS, PERFAZENDO 55,1%.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Edição

Seção

Artigos