OFICINA DE EXTENSÃO €ŒANATOMIA NAS ESCOLAS€: UM MÉTODO DE EXPOSIÇO DO ENSINO SUPERIOR NOS MUROS DO ENSINO FUNDAMENTAL €“ RELATO DE EXPERI�NCIA.

Autores

  • Joao Martins De Oliveira Filho Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Aprendizagem. Anatomia. Ensino Fundamental.

Resumo

RESUMO:

OBJETIVO: RELATAR A EXPERI�NCIA DOS ACAD�MICOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, FARM�CIA E FISIOTERAPIA NA OFICINA �€ŒANATOMIA NAS ESCOLAS�€, QUE OFERECEU CONHECIMENTO B�SICO A RESPEITO DA ANATOMIA HUMANA PARA CRIAN�AS DO ENSINO FUNDAMENTAL. METODOLOGIA: O ESTUDO � EM FORMATO DE RELATO DE EXPERI�NCIA DE CAR�TER DESCRITIVO. A OFICINA FOI OFERECIDA LIGA DE ANATOMIA HUMANA DA UNIEVANG�LICA (LAHUNI), PARTICIPANDO COMO MINISTRANTES ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, FARM�CIA E FISIOTERAPIA. AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS FORAM REALIZADAS NAS ESCOLAS �€ŒPROFESSOR FRANCISCO MIGUEL�€ E �€ŒMARIA APARECIDA GEBRIM�€, AMBAS RESIDIDAS EM ANÁPOLIS-GO. A OFICINA FOI FUNDAMENTADA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA, ENT�O, DENOMINADA COMO �€ŒANATOMIA NAS ESCOLAS�€. PARTICIPARAM DA ATIVIDADE NOS DOIS DIAS EM TORNO DE 200 CRIAN�AS, ABRANGENDO A FAIXA ET�RIA DE 6 A 12 ANOS. OS CONTE�DOS FORAM ABORDADOS DE ACORDO COM OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. EMPREGOU-SE METODOLOGIAS ATIVAS E EXPOSITIVAS COM A UTILIZA��O DE APOIO �UDIO VISUAL, CARTAZES E ATIVIDADES COM DESENHOS, COLAGEM E PINTURA, PARA A ESTIMULAR A ATEN��O E FIXA��O DO CONTE�DO. RESULTADOS: OBSERVOU-SE A INTERA��O E O APRENDIZADO DAS CRIAN�AS EM RELAÇÃO AOS TEMAS PROPOSTOS. ALGUMAS TURMAS APRESENTAVAM CARACTER�STICAS DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS DEVIDO AS SERIES, QUANTO MAIOR O GRAU DE ESCOLARIDADE MENOR A DIFICULDADE EM ASPECTOS COMO A LEITURA, ESCRITA E COMPREENS�O. INICIALMENTE OS ACAD�MICOS MOSTRARAM-SE APREENSIVOS POR SER UM AMBIENTE DIFERENTE E POR EM TENDER QUE DEVERIAM APRESENTAR OS TEMAS DE UMA FORMA MAIS SIMPLES PARA CONSEGUIR QUE AS CRIAN�AS COMPREENDESSEM OS ASSUNTOS TRATADOS, PROPORCIONANDO GRANDES EXPERI�NCIAS NA �REA DA DOC�NCIA.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Edição

Seção

Artigos