EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: VIVÊNCIAS LÚDICAS NA FORMAÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA NA FAZENDA BETEL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Cidadania, Sustentabilidade, ODSResumo
O presente relato de experiência descreve um projeto de extensão curricular desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA com crianças do Ensino Fundamental I na Fazenda Betel. O projeto, realizado no primeiro semestre de 2024, teve como objetivo promover a educação ambiental e a responsabilidade social, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4, 11 e 12. Através de atividades lúdicas e interativas, como jogos com materiais recicláveis, separação de resíduos e reflexões sobre a preservação do meio ambiente, o projeto buscou despertar a consciência ambiental nas crianças e suas famílias. Além de impactar diretamente as crianças atendidas, o projeto também ofereceu uma vivência prática e transformadora para os acadêmicos de Pedagogia, que puderam aplicar conceitos de educação ambiental e cidadania. O relato destaca o sucesso da iniciativa em integrar a educação formal com o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.