EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: VIVÊNCIAS LÚDICAS NA FORMAÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA NA FAZENDA BETEL

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Fabricia Araújo Borges de Freitas Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Maria Eduarda Aquino da Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Elaine Martins Pereira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cidadania, Sustentabilidade, ODS

Resumo

O presente relato de experiência descreve um projeto de extensão curricular desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA com crianças do Ensino Fundamental I na Fazenda Betel. O projeto, realizado no primeiro semestre de 2024, teve como objetivo promover a educação ambiental e a responsabilidade social, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4, 11 e 12. Através de atividades lúdicas e interativas, como jogos com materiais recicláveis, separação de resíduos e reflexões sobre a preservação do meio ambiente, o projeto buscou despertar a consciência ambiental nas crianças e suas famílias. Além de impactar diretamente as crianças atendidas, o projeto também ofereceu uma vivência prática e transformadora para os acadêmicos de Pedagogia, que puderam aplicar conceitos de educação ambiental e cidadania. O relato destaca o sucesso da iniciativa em integrar a educação formal com o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.

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Publicado

2025-01-03

Edição

Seção

XIII Mostra Científica de Ações Extensionistas e Resp Social