O USO DAS TICS EM SALA DE AULA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE CURSOS SUPERIORES.

Autores

  • Là­via Dourado Nà³brega Sakai
  • Máriam Hanna Daccache Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Mário Sakai Junior
  • Rubia de Pina Luchetti
  • Viviane Antonio Abrahão

Resumo

DEBRU�AR-SE SOBRE O TEMA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TICS) �, HOJE, DEMANDA DO MUNDO CONTEMPOR�NEO, HAJA VISTO A NECESSIDADE DE CONSTANTE E R�PIDA DE IMPLEMENTA��O DOS MODOS DE ASSIMILA��O DE CONTE�DO. NAS CONSTANTES MUDAN�AS QUE VEM OCORRENDO NO CEN�RIO MUNDIAL E PRINCIPALMENTE EDUCACIONAL, PERCEBE-SE DIARIAMENTE UM DESAFIO NO ENSINO DENTRO DA SALA DE AULA, FAZENDO COM QUE O EDUCADOR BUSQUE APOIO EM RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE MELHOR SE ENCAIXE NO CONTEXTO ENSINO E APRENDIZAGEM. O PROCESSO DE ADAPTA��O DO PROFESSOR �S ESTAS NOVAS TECNOLOGIAS � O TEMA DESTE ESTUDO, COM O OBJETIVO DE ELUCIDAR QUAIS SÃO AS DIFICULDADES, OS OBST�CULOS ENCONTRADOS POR ESTES PROFISSIONAIS NA INSER��O DAS TIC�€™S EM SALA DE AULA. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA INVESTIGA��O ANAL�TICA, POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, RELACIONADAS �S TIC�€™S NA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM UMA CONVERG�NCIA DE INFORMA��ES, NO QUE SE REFERE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES EM RELAÇÃO AO TRABALHO COM AS TIC�€™S. ESTES ENTRAVES DIZEM RESPEITO A OBST�CULOS COGNITIVOS, EPISTEMOLÓGICOS E DE ESTRUTURA. ASSIM, FINALIZA-SE ESTE ESTUDO, CORROBORANDO COM OS DIVERSOS AUTORES SOBRE A NECESSIDADE DE CAPACITA��ES PARA PROFESSORES, QUE POSSAM DESENVOLVER NÃO SÓ COMPET�NCIAS TÉCNICAS, MAS TAMB�M DESENVOLVER HABILIDADES RELACIONADAS �S SUAS CREN�AS, CONFIRMANDO SEU IMPORTANTE PAPEL NA CONSTRU��O DE CIDAD�OS CR�TICOS, PREPARADOS PARA JU�ZOS COERENTES.

Downloads

Publicado

2021-07-24

Edição

Seção

Revisões