Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Título e subtítulo: devem ser separados por dois pontos e na língua do texto, EM CAIXA ALTA, ARIAL, 12, JUSTIFICADO, ATÉ 15 Palavras.


TàTULO E SUBTàTULO, EM PORTUGUÊS E INGLÊS, EM CAIXA ALTA, ARIAL, 12, JUSTIFICADO.

Resumo: Na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 150 a 350 palavras. Arial,10.

Palavras-chave: Na língua do texto. Palavras que representam os principais assuntos tratados no texto de acordo com o DECS (https://decs.bvsalud.org/), entre 3 e 5 palavras; devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula e finalizadas por ponto. Arial, 10.

 


Abstract: Resumo em inglês; versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características.

Keywords: versão das palavras-chave na língua do texto para a língua inglesa.

 


1 Orientações básicas para a elaboração do artigo

O artigo deve ser inédito, seguindo a linha editorial da revista. Submissões de manuscritos completos que tenham sido publicados em anais de simpósios, congressos, etc., assim como artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros não devem ser submetidos. Qualquer dúvida deve ser comunicada ao editor: e-mail.

Os artigos submetidos à  Revista em Saúde, pelo site, devem obedecer aos critérios a seguir.

No arquivo (extensão .DOCx) a ser submetido para a Revista em Saúde, não deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), para assegurar a integridade da avaliação no sistema de Revisão por pares duplo cega (Double-blind peer review).

Nos metadados da submissão (plataforma da Revista em Saúde) - Devem ser informados os dados completos do(s) autor(es) – Nome, titulação, local de trabalho, endereço postal completo, e-mail e ORCID devem ser preenchidos na submissão do artigo. Submissões sem o preenchimento completo dos metadados do(s) autor(es), serão arquivadas.

Para as ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras) devem constar no corpo do artigo. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de, no mínimo, 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 12 e entrelinhas 1,5. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados.

1.1 Layout de página

Os artigos devem ser elaborados em folha formato A4, margens 2,5 cm, letra Arial fonte 12 e espaçamento entre linhas 1,5 em todo o texto.

1.2 Recuo e espaçamento[1]


Os títulos (tópicos) devem respeitar o recuo de "0 cm" e os demais parágrafos dos textos devem apresentar recuo 1,5 cm (Antes 0; Depois 8 pt) com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes O texto deve ser justificado.

1.3 Numeração e quantidade de palavras no texto

A numeração de páginas deverá ser realizada com fonte Arial, 12, alinhamento à  direita, inferior.

Os artigos devem apresentar quantidades de palavras de acordo com o tipo: artigo de revisão – 4000 palavras, artigos originais – 3500 e relato de experiência – 3000.

2 ELEMENTOS

2.1 Textuais

2.1.1 Introdução: deverá abordar brevemente o problema estudado, justificando sua importância e as lacunas do conhecimento, com base na literatura nacional e internacional atualizada. O Objetivo, apresentado no final da introdução, deverá estabelecer a questão principal do estudo e ser igual ao apresentado no resumo.

2.1.2 Método: deve explicitar: tipo de estudo (especificando a abordagem e desenho); local do estudo (descrever cenário, se pertinente); participantes do estudo (população e amostra), com definição dos critérios de seleção (inclusão e exclusão); Coleta de dados – instrumento(s) e procedimentos de coleta (período de coleta e descrição das etapas); Procedimentos de análise e tratamento dos dados quanti e/ou qualitativos; Aspectos éticos (descrição dos aspectos éticos e incluir número do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa).

2.1.3 Resultados: deverão apresentar e descrever somente os dados encontrados, sem interpretações ou comentários. Poderão ser acompanhados por tabelas, quadros e figuras, sem repetição de dados. Em caso de depoimentos (frases ou parágrafos ditos pelos sujeitos da pesquisa qualitativa), utilizar itálico e apresentá-los em novo parágrafo, com recuo à  Direita, parágrafo 1,0 linha (simples) e letra 10. A identificação dos sujeitos deve ser codificada e estar entre parênteses, sem itálico, de forma a preservar a identidade dos mesmos.

2.1.4 Discussão: deverá ser restrita aos resultados apresentados, enfatizando aspectos novos e relevantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e as divergências com a literatura nacional e internacional.

 

2.1.5 Limitações do Estudo: devem ser apresentadas de maneira sucinta ao final da discussão.

2.1.6 Conclusão ou Considerações Finais: deverão ser claras e objetivas, respondendo diretamente aos objetivos e/ou hipóteses do estudo, com base nos resultados e na discussão. Não deverão conter referências.

O relato de experiência deve seguir o formato:

  1. Introdução, com o objetivo ao final;
  2. Metodologia com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos;
  3. Objetivos da Experiência;
  4. Descrição da Experiência: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas;
  5. Principais resultados alcançados;
  6. Limitações da experiência;
  7. Contribuições para a prática;
  8. Considerações Finais.

 

3 TABELAS, FIGURAS, GRàFICOS

As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de, no mínimo, 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 12 e entrelinhas 1,5 cm.

 

4 INDICATIVOS DE SEÇàO, SUBSEÇàO E NUMERAÇàO PROGRESSIVA

 

Segundo a NBR 6024:2012 – Informação e documentação – numeração progressiva das seções de um documento - o indicativo numérico (sempre arábico), alinhado à  esquerda separado por um espaço sem ponto que precede o título. Ex.: 1.2 - Lê-se: um dois.

Nos trabalhos acadêmicos não são utilizados capítulos, e sim seções e subseções. Exemplo:

 

1 INTRODUÇàO

2 MÉTODO

3 RESULTADOS

4 DISCUSSàO

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 AGRADECIMENTOS (opcional)

Devem ser inseridos antes das Referências. O autor agradece aos professores, empresas, instituições, laboratórios, etc., que colaboraram na elaboração do trabalho.

 

REFERÊNCIAS

 

Para a lista de referências, elas devem ser apresentadas no final do trabalho, em espaçamento simples, segundo a citação no texto, e seguir o estilo Vancouver disponível no endereço eletrônico (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

As citações no texto devem ser sobescritas, sem itálico, separados por hífen, a exemplo: 1-3.

[1]  Vide a formatação dos parágrafos desse documento.

Artigos Originais

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.