O CERRADO E O AGRONEGÓCIO: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS POLÍTICAS AMBIENTAIS (1973-2023)

Authors

  • Idelmar da Silva Ribeiro Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Sandro Dutra e Silva Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA

Abstract

Conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, apresenta-se como um desafio para os atuais Governantes. Nessa perspectiva o presente trabalho propõe-se a tratar do assunto pelo estudo do desenvolvimento das leis relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento. O recorte espacial é o estado de Goiás, localizado na região central do Brasil, com predominância do bioma cerrado. Estado esse que vem passando nas últimas décadas por um intenso processo de mecanização e profissionalização da produção agropecuária, ancorados em uma ideia de ocupação da fronteira. Tendo como recorte histórico o período dos grandes investimentos na ocupação e interiorização do país até a atualidade. Sendo que os resultados demonstram a existência de períodos distintos dessa relação.

References

SANTANA, Carlos A. M.; BUAINAIN, Antônio Márcio; SILVA, Felipe Prince; GARCIA, Junior Ruiz; LOYOLA, Pedro. Política Agrícola: Avanços e retrocessos ao longo de uma trajetória positiva. In: O Mundo rural no Brasil do século 21: A formação de um novo padrão agrário e agrícola. Org: BUAIANAIN, Antônio Mário; ALVES, Eliseu; SILVEIRA, José Maria da; NAVARRO, Zander. Brasília- DF: EMBRAPA, 2014.

Published

2026-01-27

Issue

Section

RESUMO EXPANDIDO "CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS" - acadêmico/público geral - 2025

How to Cite

O CERRADO E O AGRONEGÓCIO: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS POLÍTICAS AMBIENTAIS (1973-2023). (2026). CIPEEX. https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/13574