RE (SIGNIFICANDO) O ALUNO

INTERFACES DO AMBIENTE VIRTUAL, NATURAL E INOVA��O NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Josana Castro Peixoto Centro Universitário de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás
  • Leandro Nascimento da Silva Rodrigues
  • João Maurà­cio Fernandes Souza
  • Cristiane Gonà§alves de Moraes
  • Ricardo Elias do Vale Lima
  • Vivian da Silva Braz
  • Jalsi Tacon Arruda

Palavras-chave:

Educação Ambiental. , Sujeito ativo. , Ambiente Natural. , Inovação.

Resumo

CADA VEZ MAIS, O MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUINDO AS INTERA��ES ENTRE AMBIENTE NATURAL E RELAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM AVAN�A NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADANIA RESPONS�VEL, PARA A CONSTRU��O DE SOCIEDADES SADIAS E SOCIALMENTE JUSTAS. CITA-SE A CONSTITUI��O FEDERAL, DE 1988 E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTRAS, EM QUE SE RESSALTA A NECESSIDADE DE PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS N�VEIS DE ENSINO, INCLUSIVE NO ENSINO SUPERIOR NO QUE TANGE AO ATENDIMENTO �S POL�TICAS DE EDUCAÇÃO NACIONAL AOS CURR�CULOS DOS CURSOS SUPERIORES E NA RELAÇÃO DE INOVA��O NO ENSINO E APRENDIZAGEM. ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL OS PROCESSOS POR MEIO DOS QUAIS O INDIV�DUO E A COLETIVIDADE CONSTROEM VALORES SOCIAIS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E COMPET�NCIAS VOLTADAS PARA A CONSERVA��O DO MEIO AMBIENTE, BEM DE USO COMUM DO POVO, ESSENCIAL � SADIA QUALIDADE DE VIDA E SUA SUSTENTABILIDADE. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELATAR EXPERI�NCIA OCORRIDAS AO LONGO DO ANO DE 2021 NA RELAÇÃO AMBIENTE NATURAL, VIRTUAL E INOVA��O NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA UNIDADE EXPERIMENTAL DO CERRADO ARTHUR WESLEY ARCHIBALD, TRILHA ECOLÓGICA DO TUCANO, ANÁPOLIS, GOI�S. AS ATIVIDADES DE COLETA DE DADOS FORAM DESENVOLVIDAS NAS ETAPAS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGR�FICO, AULA NA TRILHA ECOLÓGICA E CONSTRU��O DE PODCAST E QR CODE NA IDENTIFICA��O DAS ESP�CIES DE FLORA FANEROG�MICA NO PERCURSO DA TRILHA ECOLÓGICA. NOS TEMPOS ATUAIS, COM O CRESCIMENTO DA INTERNET E A CRIA��O DE DIFERENTES M�DIAS, A EDUCAÇÃO TENDE A MODERNIZAR-SE E A INCORPORAR SOLU��ES QUE POSSAM ATENDER AO PERFIL DOS ESTUDANTES. A CULTURA DIGITAL ESTÁ CADA VEZ MAIS SENDO AMPLIADA, POIS EXISTE UMA PERSPECTIVA DAS POPULA��ES MUNDIAIS E DO BRASIL DE ACESSO � INFORMAÇÃO DE FORMA CADA VEZ MAIS, O MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUINDO AS INTERA��ES ENTRE AMBIENTE NATURAL E RELAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM AVAN�A NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADANIA RESPONS�VEL, PARA A CONSTRU��O DE SOCIEDADES SADIAS E SOCIALMENTE JUSTAS. CITA-SE A CONSTITUI��O FEDERAL, DE 1988 E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTRAS, EM QUE SE RESSALTA A NECESSIDADE DE PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS N�VEIS DE ENSINO, INCLUSIVE NO ENSINO SUPERIOR NO QUE TANGE AO ATENDIMENTO �S POL�TICAS DE EDUCAÇÃO NACIONAL AOS CURR�CULOS DOS CURSOS SUPERIORES E NA RELAÇÃO DE INOVA��O NO ENSINO E APRENDIZAGEM. ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL OS PROCESSOS POR MEIO DOS QUAIS O INDIV�DUO E A COLETIVIDADE CONSTROEM VALORES SOCIAIS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E COMPET�NCIAS VOLTADAS PARA A CONSERVA��O DO MEIO AMBIENTE, BEM DE USO COMUM DO POVO, ESSENCIAL � SADIA QUALIDADE DE VIDA E SUA SUSTENTABILIDADE. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELATAR EXPERI�NCIA OCORRIDAS AO LONGO DO ANO DE 2021 NA RELAÇÃO AMBIENTE NATURAL, VIRTUAL E INOVA��O NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA UNIDADE EXPERIMENTAL DO CERRADO ARTHUR WESLEY ARCHIBALD, TRILHA ECOLÓGICA DO TUCANO, ANÁPOLIS, GOI�S. AS ATIVIDADES DE COLETA DE DADOS FORAM DESENVOLVIDAS NAS ETAPAS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGR�FICO, AULA NA TRILHA ECOLÓGICA E CONSTRU��O DE PODCAST E QR CODE NA IDENTIFICA��O DAS ESP�CIES DE FLORA FANEROG�MICA NO PERCURSO DA TRILHA ECOLÓGICA. NOS TEMPOS ATUAIS, COM O CRESCIMENTO DA INTERNET E A CRIA��O DE DIFERENTES M�DIAS, A EDUCAÇÃO TENDE A MODERNIZAR-SE E A INCORPORAR SOLU��ES QUE POSSAM ATENDER AO PERFIL DOS ESTUDANTES. A CULTURA DIGITAL ESTÁ CADA VEZ MAIS SENDO AMPLIADA, POIS EXISTE UMA PERSPECTIVA DAS POPULA��ES MUNDIAIS E DO BRASIL DE ACESSO � INFORMAÇÃO DE FORMA SIMULT�NEA, E MAIS, POIS COM O ACESSO � INTERNET PELOS DISPOSITIVOS MÓVEIS, EM TODO TEMPO E EM TODOS OS LUGARES, NÃO EXISTEM MAIS LIMITES. OS ESTUDANTES PASSARAM DE CONSUMIDORES A PRODUTORES DE CONTE�DO E � IMPORTANTE QUE A EDUCAÇÃO TRAGA PARA OS ESPA�OS EDUCATIVOS PROPOSTAS QUE ENVOLVAM POSSIBILIDADES DE PERSONALIZAR, APRIMORAR E REDISTRIBUIR RECURSOS CAPAZES DE MELHORAR A EXPERI�NCIA DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIAR A APRENDIZAGEM.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

PEIXOTO, Josana Castro; RODRIGUES, Leandro Nascimento da Silva; SOUZA, João Maurà­cio Fernandes; MORAES , Cristiane Gonà§alves de; LIMA, Ricardo Elias do Vale; BRAZ , Vivian da Silva; ARRUDA, Jalsi Tacon. RE (SIGNIFICANDO) O ALUNO: INTERFACES DO AMBIENTE VIRTUAL, NATURAL E INOVA��O NO ENSINO-APRENDIZAGEM . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 147–155, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7579. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES