APOIO AO DISCENTE: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ESTATÀSTICA
Palavras-chave:
Habilidades sociais., Afetividade na Educação., AprendizagemResumo
ESTE RELATO DE EXPERI�NCIA EXPLANA A EFETIVIDADE DAS RELA��ES CONSTRU�DAS COM OS ALUNOS NAS AULAS DE ESTAT�STICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANG�LICA. AS INTERA��ES DO PROFESSOR COM O ALUNO SÃO MEDIADAS POR CREN�AS AFETIVAS QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ACAD�MICO E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL DOS ALUNOS (DEL PRETTE, PAIVA & DEL PRETTE, 2005). O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO SOCIALIZAR A EXPERI�NCIA VIVIDA NAS AULAS DE ESTAT�STICA E TRATA A RESPEITO DA IMPORT�NCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM. CONSIDERA-SE QUE ESTA PODE SER PRODUTIVA TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO NA CONSTRU��O DO PROCESSO DE EN�SINO-APRENDIZAGEM. A EXPRESSÃO AFETUOSA DO PROFESSOR PARA COM OS ALUNOS PROMOVE O INCENTIVO E OS MOTIVAM A MAIOR PARTICI�PA��O DAS AULAS, PODENDO CAPTAR OS CONHECIMENTOS VEICULADOS EM SALA DE AULA. � POSS�VEL AFIRMAR QUE PARA ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA � PRECISO QUE DOCENTES E DISCENTES ESTEJAM DISPOSTOS A ESSE MESMO OBJETIVO, POIS A POSTURA QUE FOR TOMADA PODER� INFLUENCIAR NA ATITUDE DO OUTRO, REFLETINDO ASSIM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. SOMA-SE A ISTO, A NECESSIDADE DE QUE ESTAS MESMAS RELA��ES ESTEJAM PRESENTES NAS RELA��ES DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO.