APOIO AO DISCENTE: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ESTATÀSTICA

Autores

  • Adrielle Beze Peixoto Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Artur Vandrà© Pitanga
  • Bárbara Naves dos Santos
  • Fernando Figueiredo dos Santos e Reis
  • Luciano Ressureià§ão Santos
  • Máriam Hanna Daccache
  • Regiane Janaà­na Silva Menezes
  • Renata Silva Rosa Tomaz
  • Tatiana Valà©ria Emidio Moreira

Palavras-chave:

Habilidades sociais., Afetividade na Educação., Aprendizagem

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERI�NCIA EXPLANA A EFETIVIDADE DAS RELA��ES CONSTRU�DAS COM OS ALUNOS NAS AULAS DE ESTAT�STICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANG�LICA. AS INTERA��ES DO PROFESSOR COM O ALUNO SÃO MEDIADAS POR CREN�AS AFETIVAS QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ACAD�MICO E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL DOS ALUNOS (DEL PRETTE, PAIVA & DEL PRETTE, 2005). O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO SOCIALIZAR A EXPERI�NCIA VIVIDA NAS AULAS DE ESTAT�STICA E TRATA A RESPEITO DA IMPORT�NCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM. CONSIDERA-SE QUE ESTA PODE SER PRODUTIVA TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO NA CONSTRU��O DO PROCESSO DE EN�­SINO-APRENDIZAGEM. A EXPRESSÃO AFETUOSA DO PROFESSOR PARA COM OS ALUNOS PROMOVE O INCENTIVO E OS MOTIVAM A MAIOR PARTICI�­PA��O DAS AULAS, PODENDO CAPTAR OS CONHECIMENTOS VEICULADOS EM SALA DE AULA. � POSS�VEL AFIRMAR QUE PARA ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA � PRECISO QUE DOCENTES E DISCENTES ESTEJAM DISPOSTOS A ESSE MESMO OBJETIVO, POIS A POSTURA QUE FOR TOMADA PODER� INFLUENCIAR NA ATITUDE DO OUTRO, REFLETINDO ASSIM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. SOMA-SE A ISTO, A NECESSIDADE DE QUE ESTAS MESMAS RELA��ES ESTEJAM PRESENTES NAS RELA��ES DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO.

Biografia do Autor

Adrielle Beze Peixoto, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professora no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PEIXOTO, Adrielle Beze; VANDRÀ© PITANGA, Artur; NAVES DOS SANTOS, Bárbara; FIGUEIREDO DOS SANTOS E REIS, Fernando; RESSUREIÀ§ÃO SANTOS, Luciano; HANNA DACCACHE, Máriam; JANAÀ­NA SILVA MENEZES, Regiane; SILVA ROSA TOMAZ, Renata; VALÀ©RIA EMIDIO MOREIRA, Tatiana. APOIO AO DISCENTE: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ESTATÀSTICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 179–183, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7009. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES