‘EMANCIPAÇÃO EM AÇÃO – FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM JURÍDICA’: política agendada, implementada e em execução no Curso de Direito da UniEVANGÉLICA – Campos Wesley Archibald
Palavras-chave:
Direito. Aprendizagem. Metodologias. Protagonismos.Resumo
O presente relato de experiência apresenta resultados de uma política de gestão - pedagógica implementada no Curso de Direito – Campos Wesley Archibald do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, designada ‘EMANCIPAÇÃO EM AÇÃO – FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM JURÍDICA’. O objetivo geral da política é mobilizar entre a comunidade discente a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A política agendada e politizada no Curso atingiu seus resultados dando cuidado especial às novas diretrizes da Resolução nº 5 do Ministério da Educação. Incubando novas diretrizes curriculares acreditando nos seus potenciais na aprendizagem dos discentes, nessa primeira etapa, por meio desse relato, é apresentada a diretriz - metodologia ativa, lotada para a resolução de casos. A direção, a coordenação pedagógica e as supervisões agendaram-na e iniciaram a execução que atingiu parcialmente o corpo discente, com o envolvimento direto de parte do corpo docente. A política teve sua primeira experimentação em seis turmas do curso em disciplinas curriculares gravadas no semestre letivo 2019.01. A diretriz que molda a política está fundada nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, uma determinação do Ministério da Educação. Externando uma resposta positiva, apontamos que a metodologia ativa – resolução de casos, a primeira experimentada, é um produto de excelência capaz de alimentar uma práxis pedagógica que muito contribuiu para a aprendizagem do corpo discente do Curso de Direito, considerando que os alunos passaram a protagonizar seu próprio aprendizado a partir da condução do mediador, papel esse ocupado com excelência pelo corpo docente do Curso.