A REPORTAGEM COMO MEIO CONCRETIZADOR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DE APLICAÇO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇO E COMUNICAÇO NO ENSINO JURÀDICO

Autores

  • Guilherme Soares vieira UniEvangà©lica
  • idelci lima UNIEVANGELICA
  • lilainne magela UNIEVANGELICA
  • luciano valle UNIEVANGELICA
  • marina teodoro UNIEVANGELICA
  • pedro oliveira UNIEVANGELICA
  • valdivino ferreira UNIEVANGELICA
  • vitor cortizo UNIEVANGELICA

Palavras-chave:

Reportagem. Metodologia ativa. Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma revisão de literatura científica referente ao uso da reportagem como meio eficaz de aplicação conjugada de metodologias ativas e de tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico, desenvolvida no primeiro semestre de 2019. Ademais, sabe-se que a evolução tecnológica é fator importante na vida em sociedade e, isso não poderia ser diferente no ensino das Ciências Jurídicas. Dessa evolução, os alunos(as) chegam aos bancos acadêmicos com domínio razoável das tecnologias, o que irá impactar significativamente na atuação do docente, devendo este se utilizar dos novos meios ativos educacionais e de inserir, em sua prática, as tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino jurídico. O objetivo deste artigo é averiguar se o uso da reportagem, enquanto metodologia ativa e tecnologia da informação e comunicação, favorece a aprendizagem numa dimensão interdisciplinar no ensino jurídico. A metodologia é bibliográfica que evidenciou os aspectos quali/quantitativo e realizou-se uma análise descritiva por meio de livros e artigos científicos e, especialmente da experiência com reportagem dos docentes e discentes do curso de Direito da UniEvangélica Campus Ceres. Neste ínterim, buscou-se selecionar as publicações sobre o tema que pudesse ser agregada enquanto prática inovadora docente no período descrito e, que demonstrasse incidência enquanto método ativo e o emprego das tecnologias com o intuito de facilitar a aprendizagem do acadêmico(a), tornando-o apto a exercer suas habilidades e competências implementadas pela pedagogia contemporânea.

Biografia do Autor

idelci lima, UNIEVANGELICA

[1] Especialista. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: idelcidlima@hotmail.com

lilainne magela, UNIEVANGELICA

[1]Especialista. Professora no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: lilainnecarvalho@hotmail.com

luciano valle, UNIEVANGELICA

[1] Mestre. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: luciano_valle@hotmail.com.

marina teodoro, UNIEVANGELICA

[1] Doutoranda. Mestre. Professora no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: marina.teodoro@docente.unievangelica.edu.br

pedro oliveira, UNIEVANGELICA

[1] Especialista. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: pedro7ho@gmail.com

valdivino ferreira, UNIEVANGELICA

[1] Doutorando (Bolsista CAPES). Mestre. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: valdivino.ferreira@docente.unievangelica.edu.br

vitor cortizo, UNIEVANGELICA

[1] Especialista. Professor no Curso de Direito da UniEvangà©lica Campus Ceres-GO. E-mail: vitor.cortizo@docente.unievangelica.edu.br

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

VIEIRA, Guilherme Soares; LIMA, Idelci; MAGELA, Lilainne; VALLE, Luciano; TEODORO, Marina; OLIVEIRA, Pedro; FERREIRA, Valdivino; CORTIZO, Vitor. A REPORTAGEM COMO MEIO CONCRETIZADOR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DE APLICAÇO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇO E COMUNICAÇO NO ENSINO JURÀDICO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 399–415, 2019. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4696. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES