A REPORTAGEM COMO MEIO CONCRETIZADOR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DE APLICAÇO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇO E COMUNICAÇO NO ENSINO JURÀDICO
Palavras-chave:
Reportagem. Metodologia ativa. Tecnologia da Informação e ComunicaçãoResumo
Apresenta-se, neste artigo, uma revisão de literatura científica referente ao uso da reportagem como meio eficaz de aplicação conjugada de metodologias ativas e de tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico, desenvolvida no primeiro semestre de 2019. Ademais, sabe-se que a evolução tecnológica é fator importante na vida em sociedade e, isso não poderia ser diferente no ensino das Ciências Jurídicas. Dessa evolução, os alunos(as) chegam aos bancos acadêmicos com domínio razoável das tecnologias, o que irá impactar significativamente na atuação do docente, devendo este se utilizar dos novos meios ativos educacionais e de inserir, em sua prática, as tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino jurídico. O objetivo deste artigo é averiguar se o uso da reportagem, enquanto metodologia ativa e tecnologia da informação e comunicação, favorece a aprendizagem numa dimensão interdisciplinar no ensino jurídico. A metodologia é bibliográfica que evidenciou os aspectos quali/quantitativo e realizou-se uma análise descritiva por meio de livros e artigos científicos e, especialmente da experiência com reportagem dos docentes e discentes do curso de Direito da UniEvangélica Campus Ceres. Neste ínterim, buscou-se selecionar as publicações sobre o tema que pudesse ser agregada enquanto prática inovadora docente no período descrito e, que demonstrasse incidência enquanto método ativo e o emprego das tecnologias com o intuito de facilitar a aprendizagem do acadêmico(a), tornando-o apto a exercer suas habilidades e competências implementadas pela pedagogia contemporânea.