ENSINO JURÍDICO: DO POSITIVISMO DOGMÁTICO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS

ENSINO JURÍDICO: DO POSITIVISMO DOGMÁTICO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Guilherme Soares vieira UniEvangà©lica
  • ana paula sousa UNIEVANGELICA
  • CRISTIANO ORRICO UNIEVANGELICA
  • nayala duailibe UNIEVANGELICA
  • rosangela amorim UNIEVANGELICA

Palavras-chave:

Direito. Didática. Metodologias ativas.

Resumo

O ensino jurídico no Brasil tem se caracterizado, tradicionalmente, pelo positivismo dogmático. No entanto, métodos de ensino jurídico com esta abordagem e respaldados pelo sistema jurídico civil law, vem sendo revisado e questionado, promovendo a busca por uma formação acadêmica pautada em metodologias, formação e ações docentes que garantam o pleno processo de ensino e aprendizagem. Este artigo se configura em uma revisão de literatura que objetiva discutir a trajetória da formação do curso de Direito e de que maneira a aplicação das metodologias ativas nestes cursos são construídas no sentido de mobilizarem nos estudantes significativo engajamento e participação, para que o mesmo alcance o protagonismo necessário para a formação de seu conhecimento. Conclui-se que, desde a implantação dos cursos de direito no Brasil o ensino jurídico é linear e individualizado de cada disciplina jurídica. A literatura mostrou que existe o diagnóstico de “phdite ou doutorite”, casos em que o professor se sente superior intelectualmente e coloca o aluno numa posição de mero receptor. Aliado a esse problema, os professores do curso de direito, em sua maioria, não são habilitados na licenciatura, bem como são poucos os que se dedicam exclusivamente à docência. Para a aplicação das metodologias ativas exige-se que o professor se diversifique em busca de novos métodos de ensinar, para isto acontecer é necessária sua capacitação didático-pedagógica.

Biografia do Autor

ana paula sousa, UNIEVANGELICA

[1] Mestre em Ciàªncias Ambientais pelo Programa de Pà³s-Graduaà§ão (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis UniEvangà©lica - E-mail: anapaulavsousa@hotmail.com

CRISTIANO ORRICO, UNIEVANGELICA

[1] Especialista em Direito Público Pela Anhanguera/UNIDERP; Direito Processual Civil e Direito Tributário pela Anhanguera/UNIDERP - E-mail: cristiano.chuquia@hotmail.com

nayala duailibe, UNIEVANGELICA

[1] Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás-UFG- E-mail: nayala.duailibe@gmail.com

rosangela amorim, UNIEVANGELICA

[1] Mestranda em Educaà§ão pela Atenas College University – rosangelaparreiralopes@hotmail.com

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Publicado

2019-10-18

Como Citar

VIEIRA, Guilherme Soares; SOUSA, Ana paula; ORRICO, CRISTIANO; DUAILIBE, Nayala; AMORIM, Rosangela. ENSINO JURÍDICO: DO POSITIVISMO DOGMÁTICO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS: ENSINO JURÍDICO: DO POSITIVISMO DOGMÁTICO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 580–589, 2019. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4693. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES