FEIRA DA SAÚDE: VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE SAÚDE COLETIVA EM UMA METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • Júlia Maria Rodrigues Oliveira
  • Cristiana de Jesus Marinho Franà§a
  • Carla Guimarães Alvescar
  • Dayse Vieira Santos Barbosa
  • Edna Maria de Andrade Silvestre
  • João Batista Carrijo
  • Marcela de Andrade Silvestre
  • Marilucia Batista Antoni Silva
  • Priscila Maria Alves Usevicius
  • Claudia Regina Major

Palavras-chave:

Educação. Medicina de Família e Comunidade. Saúde Coletiva. Saúde do Adolescente.

Resumo

Evidenciar a vivência teórico-prática aos discentes de Saúde Coletiva por meio da utilização de metodologia ativa que culmina em ações de intervenção nas comunidades onde atuam, propicia possibilidade de transformá-las com promoção da saúde. O objetivo do presente trabalho é relatar utilização do Arco de Maguerez em atividades curriculares do módulo Medicina de Família e Comunidade, do terceiro período da Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Anápolis. Trata-se de um relato de experiência da aplicação da metodologia problematizadora por 88 acadêmicos, associada ao questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE, 2015), aplicado a alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Couto Magalhães. A proposta do projeto de Saúde Coletiva foi estruturada nas cinco etapas do Arco de Maguerez e desenvolvida em cenário de prática que possibilitou ao discente a transformação de seu fazer médico na aplicação das políticas públicas de saúde, ministradas em sala de aula. Visitas aos campos e etapas de construção do projeto foram acompanhadas por professores que, junto aos alunos, elaboraram propostas de intervenções, levando em consideração viabilidade técnica, financeira e de aceitação pela população alvo. A metodologia alcançou o objetivo proposto e possibilitou a discentes e docentes vivenciarem a construção do saber em Saúde Coletiva, bem como a capacidade dos discentes em elaborar propostas e realizá-las no formato de uma Feira de Saúde direcionada ao público adolescente. Desta maneira, tem-se na metodologia ativa uma alternativa viável da aprendizagem compartilhada de Saúde Coletiva.

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Publicado

2019-10-18

Como Citar

OLIVEIRA, Júlia Maria Rodrigues et al. FEIRA DA SAÚDE: VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE SAÚDE COLETIVA EM UMA METODOLOGIA ATIVA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 366–369, 2019. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4691. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 37º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES