FEIRA DA SAÚDE: VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE SAÚDE COLETIVA EM UMA METODOLOGIA ATIVA
Palavras-chave:
Educação. Medicina de Família e Comunidade. Saúde Coletiva. Saúde do Adolescente.Resumo
Evidenciar a vivência teórico-prática aos discentes de Saúde Coletiva por meio da utilização de metodologia ativa que culmina em ações de intervenção nas comunidades onde atuam, propicia possibilidade de transformá-las com promoção da saúde. O objetivo do presente trabalho é relatar utilização do Arco de Maguerez em atividades curriculares do módulo Medicina de Família e Comunidade, do terceiro período da Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Anápolis. Trata-se de um relato de experiência da aplicação da metodologia problematizadora por 88 acadêmicos, associada ao questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015), aplicado a alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Couto Magalhães. A proposta do projeto de Saúde Coletiva foi estruturada nas cinco etapas do Arco de Maguerez e desenvolvida em cenário de prática que possibilitou ao discente a transformação de seu fazer médico na aplicação das políticas públicas de saúde, ministradas em sala de aula. Visitas aos campos e etapas de construção do projeto foram acompanhadas por professores que, junto aos alunos, elaboraram propostas de intervenções, levando em consideração viabilidade técnica, financeira e de aceitação pela população alvo. A metodologia alcançou o objetivo proposto e possibilitou a discentes e docentes vivenciarem a construção do saber em Saúde Coletiva, bem como a capacidade dos discentes em elaborar propostas e realizá-las no formato de uma Feira de Saúde direcionada ao público adolescente. Desta maneira, tem-se na metodologia ativa uma alternativa viável da aprendizagem compartilhada de Saúde Coletiva.