"UTILIZAÇO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR"
Palavras-chave:
Ensino jurídico. Estratégias didáticas. Prática pedagógica. Metodologias ativas.Resumo
Por séculos o ensino nas escolas e universidades se deu, eminentemente, por meio de aulas expositivas, onde o professor falava e ao aluno, só cabia ouvir e aprender, ou não, aquilo que lhe era exposto. Não havia uma participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. E o ensino jurídico no Brasil não fugiu desse modelo, onde os alunos eram meros coadjuvantes, simples ouvintes daquilo que lhes era transmitido e cujo conteúdo se resumia à transmissão das normas legais, textos doutrinários e entendimentos jurisprudenciais. Todavia, que esse modelo educacional não prepara o acadêmico para a vida profissional. Preocupados com essa realidade, desenvolveu-se esse trabalho de Revisão de Literatura, utilizando-se como método a compilação de obras dos mais renomados autores que tratam sobre o tema, com o objetivo de fazer refletir sobre o que pode ser adotado pelo curso de Direito do Centro Universitário, a fim de promover a adoção de novos recursos pedagógicos com metodologias ativas e tecnologias de informação, por ficar demonstrado que a sua inserção no âmbito da aprendizagem, traz benefícios e promove inclusão.