UTILIZAÇO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
ENSINO JURÃDICO. ESTRATÉGIAS DIDÃTICAS. PRÃTICA PEDAGÔGICA. PRÃTICA DOCENTE. METODOLOGIAS ATIVAS.Resumo
Por séculos o ensino nas escolas e universidades, se deu, eminentemente, por meio de aulas expositivas, onde o professor falava e ao aluno, só cabia ouvir e aprender, ou não, aquilo que lhe era exposto. Não havia uma participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. E o ensino jurídico no Brasil não fugiu desse modelo, onde os alunos eram meros coadjuvantes, simples ouvintes daquilo que lhes era transmitido e cujo conteúdo se resumia à transmissão das normas legais, textos doutrinários e entendimentos jurisprudenciais. Todavia, que esse modelo educacional não prepara o acadêmico para a vida profissional. Refletir sobre o que tem sido feito pelo curso de Direito para mudar essa situação tem sido o desafio enfrentado pelos professores do Curso de Direito do Centro Universitário. A adoção de novos recursos pedagógicos com metodologias ativas e tecnologias de informação tem corroborado para modificar essa situação de forma significativa.