EXPANSÃO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E AVANÇOS

Autores

Palavras-chave:

Adaptação Acadêmica, Competência Linguística, Inglês como Meio de Instrução (EMI), Internacionalização do Ensino Superior

Resumo

O relato de experiência aborda a expansão do uso de materiais em língua inglesa no ensino superior, com foco na implementação progressiva e nos desafios enfrentados por estudantes e docentes. A internacionalização da educação impulsiona o uso do inglês como meio de instrução (EMI), tornando essencial a adaptação das instituições acadêmicas. Este estudo descreve estratégias adotadas, como inserção gradual de textos acadêmicos, workshops linguísticos e atividades interativas para fortalecer a compreensão e o engajamento dos alunos. Resultados indicam que a resistência inicial foi superada com o tempo, resultando em maior confiança na leitura e interpretação de textos científicos em inglês. Além disso, a familiaridade com a língua ampliou o acesso a publicações internacionais e aumentou a autonomia dos estudantes na busca por referências acadêmicas. O projeto demonstrou impacto positivo na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e para experiências acadêmicas internacionais, destacando a importância da capacitação contínua de docentes e da integração de tecnologias educacionais. O estudo sugere a expansão do EMI para outras áreas e a ampliação dos programas de suporte linguístico para consolidar a internacionalização do ensino superior no Brasil.

Referências

ALIAGA SALAS, L., PÉREZ ANDRADE, G. EMI in Latin America. In: Griffiths, C. (eds) The Practice of English as a Medium of Instruction (EMI) Around the World. Second Language Learning and Teaching. 2023, Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-30613-6_9 Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-30613-6_9 Acesso em: 24 fev. 2025.

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S. Can the use of English as a Medium of Instruction promote a more inclusive and equitable higher education in Brazil? Simon Fraser University Educational Review, 12(2), 87-105, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/214981 Acesso em: 24 fev. 2025.

COSTA, M. M et al. EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA INSERÇÃO DE MATERIAIS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 92–95, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11416. Acesso em: 24 fev. 2025.

CHANG, S. Y.; KESTER, K. From the inside out and outside in: a duoethnographic reflection on the borderlands of English-medium instruction. International Journal of Qualitative Studies in Education, 1–17, 2025. https://doi.org/10.1080/09518398.2025.2454287 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09518398.2025.2454287 Acesso em: 24 fev. 2025.

DOIZ, A.; LASAGABASTER, D.; SIERRA, J. M. "Introduction". English-Medium Instruction at Universities: Global Challenges, edited by Aintzane Doiz, David Lasagabaster and Juan Manuel Sierra, Bristol, Blue Ridge Summit: Multilingual Matters, 2012, pp. XVII-XXII. https://doi.org/10.21832/9781847698162-004 Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.21832/9781847698162-004/html Acesso em: 24 fev. 2025.

DOIZ, A.; LASAGABASTER, D.; SIERRA, J. M. Language friction and multilingual policies in higher education: The stakeholders’ view. Journal of Multilingual and Multicultural Development, 35(4), 345–360, 2014. https://doi.org/10.1080/01434632.2013.874433 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01434632.2013.874433 Acesso em: 24 fev. 2025.

GARCÍA, O. Bilingual education in the 21st century: A global perspective (1st ed.). Wiley & Sons, 2011.

LIAO, S. J.; ZHANG, L. J.; MAY, S. English-medium instruction (EMI) language policy and implementation in China’s higher education system: growth, challenges, opportunities, solutions, and future directions. Current Issues in Language Planning, 1–20, 2025. https://doi.org/10.1080/14664208.2025.2453263 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14664208.2025.2453263 Acesso em: 24 fev. 2025.

GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S.; MARSON, M. Z.; EL KADRI, A. Toward an EMI research agenda for brazilian higher education. Trab. Ling. Aplic., n(60.2), p. 518-534, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/0103181310176511520210602 Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pkXRxdygskqXgKLXgjC8Sjz/?lang=pt Acesso em: 24 fev. 2025.

LIU, L.; FANG, F.; ZHANG, C. Exploring the development and trends of English medium instruction (EMI) research: a scientometric analysis. Innovation in Language Learning and Teaching, 1–15, 2025. https://doi.org/10.1080/17501229.2025.2450464 Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pkXRxdygskqXgKLXgjC8Sjz/?lang=pt Acesso em: 24 fev. 2025.

MACARO, E.; CURLE, S.; PUN, J.; AN, J.; DEARDEN, J. A systematic review of English medium instruction in higher education. Language Teaching, 2018, 51(1), p. 36–76. https://doi.org/10.1017/S0261444817000350 Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/systematic-review-of-english-medium-instruction-in-higher-education/E802DA0854E0726F3DE213548B7B7EC7 Acesso em: 24 fev. 2025.

MAHBOOB, A. English medium instruction in higher education in Pakistan: Policies, perceptions, problems, and possibilities. In B. Fenton-Smith, P. Humphreys, & I. Walkinshaw (Eds.), English medium instruction in higher education in Asia-pacific: From policy to pedagogy (pp. 71–91), 2017. Springer.

RIBEIRO, J. M.; HENDGES, G. R.; RODRIGUES, G. S. Emi Pioneers: Exploring Professors’ Experiences with English as a Medium of Instruction in a Brazilian University. Colomb. Appl. Linguist. J., Vol. 26 (2) pp. 35-50. https://doi.org/10.14483/22487085.19439 Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/calj/article/view/emi-language-policy Acesso em: 24 fev. 2025.

ROOTHOOFT, H; BREEZE; R. MEYER, M. English writing competence and EMI performance: student and expert perceptions of academic writing in EMI. Journal of English for specific purposes at tertiary level, 13(1), 2025, 2-22. https://doi.org/10.18485/esptoday.2025.13.1.1 Disponível em: https://doi.fil.bg.ac.rs/volume.php?pt=journals&issue=esptoday-2025-13-1&i=1 Acesso em: 24 fev. 2025.

SHAO, L.; ROSE, H. Teachers’ experiences of English-medium instruction in higher education: A cross case investigation of China, Japan and The Netherlands. Journal of Multilingual and Multicultural Development, 45, 1–16, 2022 https://doi.org/10.1080/01434632.2022.2073358 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01434632.2022.2073358 Acesso em: 24 fev. 2025.

SORUC, A.; ALTAY, M.; CURLE, S.; YUKSEL, D. Students’ Academic Language-Related Challenges in English Medium Instruction: The Role of English Proficiency and Language Gain. System 103:102651, 2021. https://doi.org/10.1016/j.system.2021.102651 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X21002050?via%3Dihub Acesso em: 24 fev. 2025.

WALKINSHAW, I.; FENTON-SMITH, B.; HUMPHREYS, P. EMI issues and challenges in Asia-Pacific higher education: An introduction. In I. Walkinshaw, B. Fenton-Smith, & P. Humphreys (Eds.), English Medium Instruction in Higher Education in Asia-Pacific (Vol. 21, pp. 1–18), 2017. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-51976-0_1 Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-51976-0_1 Acesso em: 24 fev. 2025.

YUKSEL, D.; DIKILITAS, K.; WEBB, R.; KAYA, S. Exploring EMI students’ attitudes towards translanguaging and English language proficiency threshold across different disciplines. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, 1–17, 2024. https://doi.org/10.1080/13670050.2024.2446561 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13670050.2024.2446561 Acesso em: 24 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

COSTA, Murilo Marques et al. EXPANSÃO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E AVANÇOS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12217. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES