EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA INSERÇÃO DE MATERIAIS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Competência Linguística, Ensino Superior, IMI, Língua Inglesa

Resumo

O documento aborda a introdução gradual de materiais em inglês em cursos superiores de uma universidade do interior de Goiás, visando preparar os alunos para o mercado global e melhorar sua proficiência no idioma. A experiência é relatada como um estudo de caso que envolve a implementação do Inglês como Meio de Instrução (IMI), com apoio institucional e capacitação de professores. O método consistiu em inserir textos complementares em inglês e oferecer suporte adicional a professores e alunos durante o processo. Os resultados mostraram uma melhoria significativa na fluência dos alunos, maior engajamento nas discussões e maior confiança no uso do inglês acadêmico, embora a transição tenha enfrentado resistência inicial. A inserção promoveu aumento da competência linguística dos alunos, e enriqueceu sua formação acadêmica, preparando-os melhor para os desafios do mercado global. As conclusões reforçam a importância de um planejamento cuidadoso e de suporte contínuo para superar barreiras, destacando os benefícios da internacionalização no ensino superior.

Referências

Akıncıoğlu, M. Rethinking of EMI in higher education: a critical view on its scope, definition and quality. Language, Culture and Curriculum, 2023. 37(2), p. 139–154. https://doi.org/10.1080/07908318.2023.2251519 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07908318.2023.2251519 Acesso em: 19 ago. 2024.

Boonsuk, Y.; Fang, F. Re-envisaging English medium instruction, intercultural citizenship development, and higher education in the context of studying abroad. Language and Education, 2021, 37(3), p. 271–287. https://doi.org/10.1080/09500782.2021.1996595 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500782.2021.1996595 Acesso em: 19 ago. 2024.

Calvo, L. C. S.; Cogo, A.; El Kadri, M. S.; Gimenez, T. “English gradually” and multilingual support in EMI: insights from lecturers in two Brazilian universities. Journal of English as a Lingua Franca, 2022, 11(2), p. 147-170. https://doi.org/10.1515/jelf-2022-2081 Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jelf-2022-2081/html?lang=en Acesso em: 19 ago. 2024.

Catala, A. Academic Migration, Linguistic Justice, and Epistemic Injustice. Journal of Political Philosophy, 2022, 30(3): p. 324–346. https://doi.org/10.1111/jopp.12259 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jopp.12259 Acesso em 19 ago. 2024.

Cogo, A.; Gimenez, T.; Calvo, L. C.; El Kadri, M. “English is the natural language of science”: discourses and ideologies concerning EMI in two Brazilian universities. Journal of English as a Lingua Franca, 2024, 13(1), p. 51-72. https://doi.org/10.1515/jelf-2024-2007 Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jelf-2024-2007/html Acesso em: 19 ago. 2024.

Gimenez, T.; Calvo, L. C. S.; El Kadri, M. S.; Marson, M. Z.; El Kadri, A. Toward an EMI research agenda for brazilian higher education. Trab. Ling. Aplic., 2021, n(60.2), p. 518-534. http://dx.doi.org/10.1590/0103181310176511520210602 Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pkXRxdygskqXgKLXgjC8Sjz/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 19 ago. 2024.

Heng, T. T. Different is not deficient: contradicting stereotypes of Chinese international students in US higher education. Studies in Higher Education, 2016. 43(1), p.22–36. https://doi.org/10.1080/03075079.2016.1152466 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03075079.2016.1152466 Acesso em 19 ago. 2024.

Macaro, E.; Curle, S.; Pun, J.; An, J.; Dearden, J. A systematic review of English medium instruction in higher education. Language Teaching, 2018, 51(1), p. 36–76. doi:10.1017/S0261444817000350 https://doi.org/10.1017/S0261444817000350 Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/systematic-review-of-english-medium-instruction-in-higher-education/E802DA0854E0726F3DE213548B7B7EC7 Acesso em: 19 ago. 2024.

Rose, H., McKinley, J. Japan’s English-medium instruction initiatives and the globalization of higher education. High Educ. 2018, 75, p. 111–129. https://doi.org/10.1007/s10734-017-0125-1 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10936-024-10065-w Acesso em: 19 ago. 2024.

Zhang, G., Lu, H. Impact of English-Speaking Environments and Chinese Language Pronunciation on the Speaking Proficiency of English Learners in China: A Comprehensive Study. J Psycholinguist Res 53, 45 (2024). https://doi.org/10.1007/s10936-024-10065-w Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-017-0125-1#citeas Acesso em: 19 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

MARQUES COSTA, Murilo et al. EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA INSERÇÃO DE MATERIAIS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 92–95, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11416. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES