SEMÁFORO DAS EMOÇÕES: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EMPATIA E SAÚDE EMOCIONAL COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Palavras-chave:
Inteligência Emocional., Infância., Autocuidado.Resumo
Relato da oficina “Semáforo das Emoções”, realizada com crianças da Escola Municipal Luís Carlos Bizinotto. Com cartazes, desafios e rodas de conversa, promovemos um espaço de escuta, acolhimento e aprendizado sobre como lidar com as emoções. A ação favoreceu o desenvolvimento afetivo, ampliou o vínculo entre os participantes e destacou a importância da educação emocional na infância.
Referências
ALVES, B. R.; MORAES, D. T. Prevenção de ansiedade infantil a partir do Método FRIENDS. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 34, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pusf/a/S3BmGxTYd9hf6vxgDHCDxGk/. Acesso em: 12 mar. 2025.
FERREIRA, L. M.; COSTA, P. R. Capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças antes e após intervenção com o Método FRIENDS. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 13, n. 3, p. 22- 30, 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177- 093X2019000300008&script=sci_arttext. Acesso em: 12 mar. 2025.
SOUZA, R. M.; CARVALHO, L. R. Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/jKWsWFRnXHVy3bbThMbx8Kd/?lang=pt. Acesso em: 12 mar. 2025.
SILVA, M. F.; ANDRADE, J. P. O conceito de amizade na infância: uma investigação utilizando o desenho-estória com tema. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 235-245, 2011. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415- 69542011000200007&script=sci_arttext. Acesso em: 12 mar. 2025.