PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Autores

  • Murillo Nunes Serafim Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Letícia da Silva Pimenta Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Isabela Molinero Paula Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Gabriel Antônio Sant'ana Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Daniella Xavier Batista Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Maryeva Scarel Pessoa Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Pedro Rodrigues Bernardes Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Elisa de Faria Reis Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Luiza Mel Henrique Cardoso Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Rhuan Fernandes Carneiro Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Helena Isaac Martins Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Sandra Cristina Guimaraes Bahia Reis Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Cyberbullying;, Extensão universitária, Educação em saúde.

Resumo

O bullying e o cyberbullying configuram desafios significativos no espaço educacional, impactando diretamente a saúde física, emocional e social de crianças e adolescentes. Este relato descreve uma iniciativa de extensão universitária realizada por acadêmicos do 1º período de Medicina da UniEVANGÉLICA na Escola Municipal Maria Elizabeth C. Lisboa, em Anápolis-GO, com uma turma do 7º ano. A intervenção, desenvolvida em maio de 2025, visou promover empatia, respeito e conscientização sobre os efeitos negativos do problema. As ações envolveram teatro interativo, dinâmicas de valorização pessoal e rodas de conversa. A experiência evidenciou a relevância de ações educativas na prevenção do bullying, alinhando- se à formação médica humanizada, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jun. 2014.

MENESINI, E.; SALMIVALLI, C. Bullying in schools: the state of knowledge and effective interventions. Psychology, Health & Medicine, v. 22, n. sup1, p. 240-253, 2017. DOI: 10.1080/13548506.2017.1279740.

UNESCO. School violence and bullying: Global status report. Paris: UNESCO, 2016.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Serafim, M. N., Pimenta, L. da S., Paula, I. M., Sant’ana, G. A., Batista, D. X., Pessoa, M. S., … Reis, S. C. G. B. (2025). PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA . Anais Da Mostra Da Curricularização Da Extensão Do Curso De Medicina Da UniEVANGÉLICA, 1(1), 12–16. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/mostramedicina/article/view/12785

Edição

Seção

Artigos