A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAL CIGANA

Autores

  • Sheila de Souza Moreira Centro Universitário UniDombosco

Palavras-chave:

Ciganos; história; cultura, educação; escola formal; comunidade étnica.

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PRETENDE CONTRIBUIR PARA IDENTIFICAR AS BARREIRAS DE ENSINO-APRENDIZADO E TRABALHAR COM O TEMA RELACIONADO � EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DO CONTEXTO ENFRENTADO POR CRIAN�AS CIGANAS DA ETNIA CALON. O TEMA DO PRESENTE ARTIGO ESTÁ VOLTADO PARA PESQUISA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ABORDA ELEMENTOS CULTURAIS HISTÓRICOS E SOCIAIS DO POVO CIGANO SOB V�RIOS ASPECTOS: NOMADISMO, SUA ORIGEM, CHEGADA AO BRASIL, IDENTIDADE, PERSPECTIVA �TNICA E CULTURAL, EDUCAÇÃO FORMAL E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA CIGANA. PROPOR A ANÁLISE E A COMPREENS�O DAS BARREIRAS INTERCULTURAIS EM RELAÇÃO � EDUCAÇÃO FORMAL, OS DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS POVOS ORAIS, ANALISANDO OS PONTOS DE TENS�O NO PROCESSO EDUCACIONAL, A RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE ENVOLVENTE E AS CRIAN�AS CIGANAS, SUAS RELA��ES SOCIAIS DE COMPORTAMENTO COMO UM POVO QUE SOFRE DISCRIMINA��O E PRECONCEITO, BEM COMO OS ESTEREÓTIPOS QUE FORAM CRIADOS E ADQUIRIDOS EM RELAÇÃO A ESTE GRUPO �TNICO EM ESPEC�FICO. PROPONHO TAMB�M A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E BASEADA NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Moreira, S. (2023). A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAL CIGANA. Revista ETHNE , 2(1), 68–96. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/ethne/article/view/9792

Edição

Seção

Artigos