DI�LOGOS ENTRE SABERES E O ENSINO DE CI�NCIAS COM BASE NAS VIV�NCIAS DOS BARQUEIROS NO ENTORNO DO RIO ACAR�

Autores

  • Eliana Campos Pojo UFPA
  • Eliene da Silva Alves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Cultura local; Saberes; Ensino

Resumo

O ARTIGO TRATA DO SABER LOCAL EM INTERFACE COM O ENSINO DE CI�NCIAS, TOMANDO AS PRODU��ES E FORMAS DE DIFUS�O DOS SABERES DAS �GUAS, ESPECIALMENTE, POR BARQUEIROS QUE RESIDEM �S PROXIMIDADES DO RIO ACAR�-PA. O ESTUDO CENTRADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, FEZ USO DE RECURSOS DA ETNOGRAFIA VISTA SOB UMA PERSPECTIVA DE ESTAR APRENDENDO APROFUNDANDO-A, AL�ANDO TRABALHO DE CAMPO E A CONSTRU��O DE CONHECIMENTOS. AINDA, TOMANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO CASTRO (1998), BRAND�O (1981; 2008), ARA�JO ET. AL. (2011), NETO; FURTADO (2015), ALVES; POJO (2020), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS INDICAM UMA RELAÇÃO PRÓXIMA COM AS �GUAS DITADA POR SENTIMENTOS E VALORES DESSES SUJEITOS E, QUE POSSUI INTERFACE COM O ENSINO DE CI�NCIAS POR MEIO DA TEM�TICA �GUAS.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pojo, E., & da Silva Alves, E. (2023). DI�LOGOS ENTRE SABERES E O ENSINO DE CI�NCIAS COM BASE NAS VIV�NCIAS DOS BARQUEIROS NO ENTORNO DO RIO ACAR�. Revista ETHNE , 2(1), 50–67. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/ethne/article/view/9791

Edição

Seção

Artigos