ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO AMAZÀ´NICO

Autores

  • Jussiana Vieira Dourado

Palavras-chave:

Antropologia; ribeirinhos; alfabetização e letramento; interculturalidade.

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PROP�E UMA DISCUSS�O ACERCA DO IMPACTO DA CULTURA NA EFIC�CIA DO PROCESSO DE ALFABETIZA��O E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA REGI�O AMAZ�NICA. ABORDA OS ELEMENTOS CULTURAIS DOS POVOS RIBEIRINHOS, NO INTUITO DE IDENTIFICAR OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS POVOS DE TRADI��O ORAL, ANALISANDO OS PONTOS DE TENS�O NO PROCESSO EDUCACIONAL PROPOSTO PARA ESSA REALIDADE. DISCUTE SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAR LETRANDO NA REALIDADE RIBEIRINHA DO AMAZONAS; AS DIFICULDADES ENFRENTADAS QUANDO NÃO H� INTERA��O ENTRE AS VIV�NCIAS E SUAS RELA��ES SOCIAIS COM OS CONHECIMENTOS SISTEM�TICOS E DESFRAGMENTADOS. AL�M DO MAIS, PROP�E A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA, PAUTADA NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. POR FIM, RESSALTA A NECESSIDADE DA DEFESA DE DIREITOS, O RESPEITO � DIVERSIDADE E AS RELA��ES DE ALTERIDADE ENTRE OS POVOS NESSA ERA DA GLOBALIZA��O.

 

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Vieira Dourado, J. (2023). ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO AMAZÀ´NICO. Revista ETHNE , 1(2), 25–45. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/ethne/article/view/9468

Edição

Seção

Artigos