EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÀ­GENA E O DESAFIO DA INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Selma Azevedo Gonà§alves de Leão

Palavras-chave:

Educação escolar indígena; Interculturalidade; Escola.

Resumo

O ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DE LITERATURA RELACIONANDO OS GRUPOS IND�GENAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. TENDO COMO PREMISSA A REIVINDICA��O DOS IND�GENAS POR ESCOLA EM SUAS ALDEIAS, MAS SENDO VIABILIZADOS POR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NÃO IND�GENA QUE NÃO CONTEMPLA A PERSPECTIVA INTERCULTURAL QUE � UM DIREITO OUTORGADO A ELES. ADMITINDO QUE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA POR MUITO TEMPO FOI MARCADA PELA NEGA��O DA IDENTIDADE, VIOLA��O DE SUAS CULTURAS E PELO EXTERM�NIO ETNOLINGU�STICO. A ESCOLA COLONIAL CONTRIBUIU PARA A DIZIMA��O F�SICA, E EM ALGUNS CASOS, TAMB�M CULTURAL DOS GRUPOS IND�GENAS. ESTA POSTURA SE ESTENDEU AT� 1988 COM A CONSTITUI��O FEDERAL, QUE ESTABELECEU O RECONHECIMENTO DE SUAS ORGANIZA��ES SOCIAIS, DE SEUS COSTUMES, DE SUAS L�NGUAS, CREN�AS E TRADI��ES. E HOJE APÓS CINCO SÉCULOS DE CONTATO E DOMINA��O, OS IND�GENAS DECIDIRAM APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO DOS NÃO IND�GENAS, MUDANDO ASSIM, A FUN��O DA ESCOLA TORNANDO-A UM CANAL DE ACESSO AOS CONHECIMENTOS, E TECNOLOGIAS DO MUNDO MODERNO. PARA ISSO, TRABALHO A DIFERENCIA��O ENTRE A EDUCAÇÃO IND�GENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA. DEPOIS APRESENTO A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO UM DIREITO E POSTERIORMENTE DISCUTO A PERSPECTIVA INTERCULTURAL COMO PROPOSTA, E POR FIM, TRAGO UMA REFLEX�O A RESPEITO DA ESCOLA NA ALDEIA.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Azevedo Gonà§alves de Leão, S. (2023). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÀ­GENA E O DESAFIO DA INTERCULTURALIDADE. Revista ETHNE , 1(2), 6–24. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/ethne/article/view/9465

Edição

Seção

Artigos