A PRESEN�A DO TEMA AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO PRIM�RIO

DIFICULDADES E OPORTUNIDADES

Autores

  • Ernesto Feliciano
  • Vivian da Silva Braz Universidade Evangà©lica de Goiás

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação docente , Currículo, Práticas sociais

Resumo

RESUMO

A INF�NCIA � O MOMENTO MAIS PROP�CIO PARA SER DESENVOLVER UM PROCESSO EDUCATIVO EFICAZ NA VIDA DAS PESSOAS, DESTA FORMA PERANTE OS PROBLEMAS DE DEGRADA��O AMBIENTAL COM OS QUAIS NOS DEPARAMOS URGE A NECESSIDADE DE SE REFLETIR SOBRE O QUOTIDIANO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS, ESPECIALMENTE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. AO LONGO DESTE TRABALHO FOCOU-SE NAS ESCOLAS ANGOLANAS. ASSIM O FAZEMOS PORQUE PERCEBEMOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PODE SER UMA DAS FORMAS DE RESPOSTA AOS PROBLEMAS DE AGRESS�O AO AMBIENTE. � DE SUMA IMPORT�NCIA ENSINAR AS CRIAN�AS A ENTENDER O MEIO EM QUE VIVEM, E ESPECIALMENTE A CUIDAREM DELE PARA QUE AS PRÓXIMAS GERA��ES TENHAM A MESMA OPORTUNIDADE DESTE DESFRUTAREM. O PRESENTE TRABALHO VISA REFLETIR A RESPEITO DA PRESEN�A DO TEMA AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO PRIM�RIO EM ANGOLA, OS IMPACTOS LOCAIS, IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLU��ES. PARA TAL ESTUDOU-SE O SISTEMA DE ENSINO, SEU CURR�CULO E LIVROS DID�TICOS ASSIM COMO AS PR�TICAS DOCENTES, NA SEQU�NCIA ANALISOU-SE O PERFIL DO ALUNO E A SUA FORMA DE PENSAR E DE AGIR SOBRE O MEIO A SUA VOLTA. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS, PROFESSORES, FUNCION�RIOS E PAIS DA COMUNIDADE ACAD�MICA DA ESCOLA PRIM�RIA DA BEREIA, NA CIDADE DE LUANDA (ANGOLA), COM VISTA A ANALISE DA PERCEP��O AMBIENTAL DESENVOLVIDA PELAS CRIAN�AS NESSA COMUNIDADE ACAD�MICA, BEM COMO SUAS ATITUDES COM RELAÇÃO AO MEIO SUA VOLTA. O MESMO FOI REALIZADO ATRAV�S DE PESQUISA QUANTITATIVA, ANALISANDO DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA, OS PLANOS CURRICULARES DA ESCOLA EM QUESTÃO, AS PRATICAS DOCENTES DOS PROFESSORES, ASSIM COMO A ANALISE DE QUESTION�RIOS APLICADOS AOS PARTICIPANTES.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMA��O DOCENTE, CURR�CULO, E PR�TICAS SOCIAIS.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Feliciano, E., & da Silva Braz, V. (2022). A PRESEN�A DO TEMA AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO PRIM�RIO: DIFICULDADES E OPORTUNIDADES. Revista ETHNE , 1(1), 111–134. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/ethne/article/view/6944

Edição

Seção

Artigos